Atacante se redime de erro no jogo de ida e faz o gol da classificação rubra para a segunda fase. América-PE havia vencido a primeira partida por 1 a 0
O jogo
O América-RN está classificado para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O time de Natal fez exatamente o que precisava para avançar. Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, a equipe potiguar bateu o América-PE por 2 a 0 na Arena das Dunas, e segue na briga pelo acesso para a Série C. Depois de um primeiro tempo duro, o Alvirrubro conseguiu marcar no segundo tempo, com um gol contra de Richard e um de Adriano Pardal - o da classificação. Com o resultado, o América-RN avançou e vai pegar a Jacuipense na próxima fase da competição.
Próximo adversário
O América-RN vai pegar nas oitavas de final a Jacuipense, que passou pelo Central na segunda fase. O primeiro jogo acontece na Arena das Dunas, no próximo fim de semana, já que a Jacuipense fez melhor campanha que o América-RN e vai decidir em casa.
A redenção de Pardal
Na terça-feira passada, Adriano Pardal recebeu uma bola sem goleiro e chutou, mas o lateral Breno cortou em cima da linha. Era a chance que o América-RN tinha de abrir o placar no jogo de ida contra o América-PE, que terminou vencendo o jogo por 1 a 0. O atacante rubro passou a semana sendo alvo de críticas da torcida, mas se redimiu. Neste domingo, ele marcou o gol da classificação do América-RN para as oitavas de final aos 15 do segundo tempo e saiu aplaudido pelo torcedor na Arena das Dunas.
Adriano Pardal marcou o gol da classificação e recebeu o carinho dos jogadores (Foto: Augusto César Gomes/GloboEsporte.com)
Primeiro tempo
O América-RN teve o início que queria: marcou um gol no primeiro minuto e, dessa forma, tiraria a vantagem do rival no primeiro jogo. Mas o árbitro anulou o lance alegando saída de bola de Roger Gaúcho. Com a necessidade da vitória, a tônica do jogo seguiu a mesma: o time de Natal apertava e o de Recife se defendia. Foi assim durante todo o primeiro tempo. Adriano Pardal perdeu, aos 8, uma grande chance de cabeça e Jean Patric colocou uma bola na trave, além de exigir uma grande defesa de Renan. Mas o que mais chamou a atenção foi que o América-RN, que precisava do resultado, se afobou durante a primeira etapa e teve muita pressa. Assim, passou a cruzar desesperadamente dentro da área e teve facilmente as bolas cortadas - forma bem diferente de jogo que apresentou durante a primeira fase.
Jogo se mostrou duro na primeira etapa (Foto: Augusto César Gomes/GloboEsporte.com)
Segundo tempo
A conversa no vestiário funcionou e o América-RN voltou jogando com a bola no pé. E essa paciência deu resultado logo cedo. Aos cinco minutos, Roger Gaúcho fez boa jogada pela esquerda, cruzou forte para o meio da área, o goleiro Renan rebateu para o centro e o zagueiro Richard jogou contra o próprio gol. O resultado colocava o jogo nos pênaltis, mas o América-RN seguiu pressionando. Pardal perdeu um lance na cara do goleiro Renan. Na segunda chance, ele não desperdiçou. Jean Patric cruzou e Pardal acertou cabeçada forte para fazer o segundo, que representava o gol da classificação. O América-PE, que se segurava e fazia muita cera, precisou sair e deu espaços para alguns contra-ataques do time da casa, que não conseguia aproveitar. Paulo Renê teve uma chance incrível no fim do jogo, tentou driblar o goleiro Renan, que fez a defesa. Paulo Renê ainda marcou de cabeça, mas o árbitro marcou toque de mão do zagueiro pernambucano antes da conclusão da jogada.
Público e renda
Público total: 9.618 torcedores (pagantes: 9.517 / não pagantes: 101)
Renda: R$ 154.856