Estreias com pé direito
O América-RN fez 4 a 1 no Força e Luz neste domingo (5) e começou bem o Campeonato Potiguar em jogo que marcou a primeira partida oficial da Arena América. O duelo aconteceu com portões fechados por conta de uma punição dada ao Alvirrubro pela invasão de torcedores em campo na final do estadual do ano passado.
A vitória deste domingo se construiu com gols de Daniel Costa, Dione, Geninho e Felipe Pará. O Time Elétrico descontou com Danilo.
O América-RN teve o controle praticamente de toda a partida e deu um ritmo mais intenso ao jogo no início do segundo tempo, quando encurralou o rival no campo de defesa.
América-RN x Força e Luz (Foto: Diego Simonetti/América FC)
Primeiro tempo
O América-RN mostrou mais vontade de ter a bola e conseguiu dominar mais o jogo no primeiro tempo. O Força e Luz se fechou na defesa e só saía em raras oportunidades. O Alvirubro, por sua vez, não conseguia criar efetivamente muita coisa. Assustou com Tiago Orobó em uma cabeçada, que exigiu ótima defesa de Ferreira e tentou em alguns outros cruzamentos. O Força e Luz forçava bola enfiadas, mas caiu várias vezes na defesa alta americana e sofreu com o impedimento. O gol do América-RN saiu num raro lampejo de lance individual, que culminou com a tabela de Daniel Costa e Dione. Na cara do gol, Daniel Costa bateu colocado pra marcar o primeiro gol do Campeonato Potiguar. O América-RN ainda perdeu Leandro Melo machucado e pouco conseguiu criar para aumentar o marcador.
Daniel Costa marcou o primeiro gol do Campeonato Potiguar (Foto: Diego Simonetti/América FC)
Segundo tempo
O América-RN voltou do intervalo decido a matar o jogo. Dione, logo aos 5, marcou o segundo do Alvirrubro após lindo lance coletivo da equipe. Poucos minutos depois, Wallace Pernambucano perdeu um gol cara a cara com Ferreira e desperdiçou um pênalti - que bateu no travessão. O América-RN seguiu com maior domínio e sem oferecer campo ao pouco produtivo Força e Luz. Na bola parada, onde tem se destacado na pré-temporada, matou de vez a partida, com gol de Geninho após escanteio cobrado por André Krobel. Wallace Pernambucano desperdiçou mais uma chance e o Força e Luz cresceu no jogo após Danilo marcar aos 33 minutos. Mas aí Felipe Pará recebeu boa assistência de Wallace Pernambucano e matou o jogo com um lindo chute de fora da área.
André Krobel e Dione: os destaques
O lateral-direito do América-RN mais uma vez teve boa atuação e terminou com duas assistências diretas para gol, além de ter participado da criação quarto gol. Ele ainda teve um ótimo passe desperdiçado por Wallace Pernambucano. Dione foi o atacante mais eficaz do Alvirrubro na partida. Ele terminou o jogo com um gol e uma assistência para Daniel Costa. O camisa 11 também conseguiu dar mais mobilidade ao ataque americano.
Wallace Pernambucano: abaixo do esperado
O camisa 9 do América-RN mostrou mais uma vez uma atuação abaixo da expectativa. Ele desperdiçou um pênalti e duas oportunidades claras de gol - uma após passe de Daniel Costa em roubada de bola no campo de ataque e outra após cruzamento de André Krobel. No final, no entanto, deu um lindo e sutil toque para terminar com uma assistência para o gol de Felipe Pará.
Wallace Pernambucano teve atuação apagada nos momentos decisivos do jogo (Foto: Diego Simonetti/América FC)
Três substituições por lesão: preocupação
O técnico Waguinho Dias foi obrigado a usar as três substituições para trocar jogadores lesionados. Leandro Melo saiu ainda no primeiro tempo e Tiago Orobó e Geninho precisaram deixar o campo na segunda etapa. O Alvirrubro terminou a partida com o lateral-esquerdo Michael improvisado na zaga, já que não contava com mais opções para a posição no banco - Nilo não teve o nome publicado no BID e Alisson Brand se recupera de cirurgia.
Próxima partida
O América-RN volta a campo na próxima quarta-feira (8), às 15h, para pegar o Santa Cruz de Natal novamente na Arena América, em novo jogo de portões fechados. O Força e Luz encara o ABC no Frasqueirão às 20h na quinta-feira (9).