No duelo dos titulares do Flamengo e os reservas do Grêmio, deu o óbvio. Superior do início ao fim, o Rubro-Negro venceu o Tricolor por 3 a 1 na noite deste sábado, no Maracanã, em jogo pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Arrascaeta foi o nome do jogo, com um grande passe para William Arão abrir o placar no primeiro tempo e um gol no início do segundo, ao aproveitar o rebote de um chute de Bruno Henrique na trave. Everton Ribeiro marcou o terceiro já no fim da partida. O time gaúcho pouco ameaçou o gol de Diego Alves, mas chegou a empatar com Galhardo em pênalti marcado pelo VAR. Veja os melhores momentos:
Como fica
A vitória mantém o Flamengo em terceiro lugar, agora com 27 pontos. Mas o time carioca reduz para um ponto a vantagem do Palmeiras, que pega o Bahia neste domingo, e para cinco a do líder Santos, que perdeu o clássico para o São Paulo neste sábado. Já o Grêmio estaciona nos 17 pontos, em 13º lugar, mas ainda pode perder posições no complemento da rodada. Clique e confira a tabela completa.
VAR lá e cá
O árbitro Braulio da Silva Machado não viu, mas o puxão de camisa escandaloso de Pablo Marí em David Braz dentro da área do Flamengo não escapou aos olhos do VAR. Após consultar o vídeo, o árbitro marcou pênalti para o Grêmio, convertido por Galhardo, no fim do primeiro tempo.
O Flamengo também reclamou de um possível pênalti do mesmo Galhardo em Bruno Henrique antes disso. O lance também foi revisado pelo VAR, mas o jogo seguiu. Na Central do Apito, Paulo Cesar de Oliveira viu falta do lateral dentro da área e, portanto, pênalti para o Flamengo. Mas com a ressalva de ser um lance interpretativo.
Primeiro tempo
Com sua força máxima, o Flamengo foi melhor na primeira etapa, especialmente da metade para o final. O Rubro-Negro chegou com mais frequência ao ataque e manteve as rédes do jogo. O Grêmio, em duas oportunidades, tentou usar a velocidade de Pepê, mas o atacante não conseguiu finalizar. Willian Arão, um dos melhores do Flamengo na etapa inicial, viu o espaço criado no ataque e fuzilou após grande passe de Arrascaeta para abrir o placar. O Tricolor achou o empate após pênalti de Pablo Marí em David Braz apontado pelo árbitro de vídeo. Galhardo deslocou Diego Alves e converteu.
Segundo tempo
A qualidade técnica do Flamengo fez a diferença na segunda etapa. As melhores chances foram do Rubro-Negro, que chegou ao segundo gol em lance de pura qualidade de Bruno Henrique, que acertou a trave após jogada individual. No rebote, Arrascaeta só escorou para o gol. Depois, o uruguaio ainda pararia duas vezes em Julio César, enquanto Gerson acertou o travessão. Nos acréscimos, Everton Ribeiro fechou a conta com um chutaço de fora da área, no canto de Julio César. O Grêmio até tentou alguma coisa com Everton em campo, mas estava em uma jornada pouco inspirada no Maracanã.
Agenda
Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta a campo no próximo sábado, dia 17, no clássico contra o Vasco. A partida pela 15ª rodada será no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 19h. No mesmo dia, o Grêmio recebe o Palmeiras, na Arena, às 21h. Mas antes o Tricolor tem um compromisso pelas semifinais da Copa do Brasil. Na quarta-feira, dia 14, recebe o Athletico-PR em casa, no jogo de ida, às 21h30.
100% em casa
O Flamengo segue como único mandante com 100% de aproveitamento em casa no Campeoanto Brasileiro. Foram sete jogos e sete vitórias, com 22 gols marcados e apenas oito sofridos. Apenas Santos e Inter têm aproveitamento acima dos 90% em seus domínios. A última derrota do Flamengo como mandante ocorreu há mais de quatro meses, no dia 3 de abril, contra o Peñarol, pela Libertadores.
Fim da invecibilidade
A derrota no Maracanã quebra uma série de 10 jogos sem derrotas do Grêmio na temporada. O time de Renato Gaúcho ainda não havia perdido após o recesso da Copa América. A última vez que o time tinha saída de campo derrotado foi para o Bahia, no dia 1º de junho, em Salvador.
Como foram?
Clique aqui e confira as notas dos jogadores do Flamengo.
Clique aqui e confira as notas dos jogadores do Grêmio.
Fala, Arão
Público e renda
Público pagante: 53.970
Público total: 57.644
Renda: R$ 2.420.747,00