Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
REDECON
REDECON

Geral

RECLASSIFICAÇÃO É UM DIREITO DO ALUNO

Reclassificação não é uma Aprovação Automática

Cotidiano Escolar
Por Cotidiano Escolar
RECLASSIFICAÇÃO É UM DIREITO DO ALUNO
Silvana Barboza
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional no Brasil

Consta no art. 23.:  A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. (grifo meu)

  • 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. (grifo meu)

A Reclassificação é um mecanismo importante para os alunos que estão fora da idade adequada na série que frequentam e que por algum motivo, o mesmo deixou de acompanhar a sua turma original.

Publicidade

Leia Também:

Ela é um direito individual do aluno e não é uma política pública, para organizar uma correção do fluxo escolar.

As provas aplicadas aos alunos precisam atender critérios adequados, como define a Lei “tendo como base as normas curriculares gerais”

Temos vistos nos últimos tempos, gestores usando essa situação de Reclassificação para mascarar um processo de Aprovação Automática, deixando os professores e as escola em situações bem difíceis, pois o aluno não tem condições pedagógicas de acompanhar a nova série e é reclassificado mesmo assim para a série seguinte; o constrangimento dos professores fica evidente e a credibilidade da instituição fica prejudicada.

Por isso que reforço o meu pondo de vista: Reclassificação não pode ser usada como estratégia de aprovação automática e muitos gestores tem forçado essa situação dentro das escolas, das redes municipais e ou estaduais por vários lugares no Brasil

O que os professores podem fazer diante deste problema?

Os professores podem fazer muita coisa.

Primeiro fortalecer o Conselho de Escola, só assim as direções das escolas não vão conseguir fazer esse tipo de intervenção. Afinal o Conselho de Escola tem autonomia e está acima das direções das escolas públicas.

Segundo o MEC são atribuições do Conselho de Escola:

Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas (grifo meu), consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

Desta forma fica evidenciado o poder do Conselho de Escola e ele pode e deve barrar ações autoritárias das direções de escola.

Outro espaço importante para os professores ocuparem é no Conselho de Classes. Esse Conselho tem o poder de preparar e avaliar a qualidade da prova e da redação, que será usada dentro do processo de Reclassificação, lembrando que deve ser avaliado a competência pedagógica do aluno para seguir a série seguinte, o Conselho de
Classe também tem o papel de corrigir as provas dos alunos.

E é o conselho de Classe que irá ou não promover ou reter o aluno, dar-lhe o direito ao processo de Reclassificação e também cabe ao Conselho de Classe e ao Conselho de Escola, acompanhar todo o processo para que o mesmo seja justo e transparente.

Alguns gestores públicos se escondem atrás da Lei da Reclassificação e definem que o fluxo precisa ser corrigido e acontece a aprovação em massa em várias redes estaduais e ou municipais.

Não vou aqui julgar a necessidade ou não desta aprovação em massa, porém os gestores precisam assumir que vão aprovar os alunos e ponto, e que não é um processo de Reclassificação, mas sim uma decisão política tomada pelos gestores, e a eles cabe receber as críticas ou os louros. Só assim esse processo de aprovação em massa deixa de constranger os professores e a sociedade pode de alguma maneira expressar a sua opinião sobre o mesmo.

Refletindo a realidade escolar na Pandemia, é possível que muitos gestores decidiram por esse caminho, porém é mais justo com a sociedade assumir qual foi o motivo da aprovação automática, e junto com as escolas encontrar um caminho para recuperar a aprendizagem perdida pelos alunos em questão, e não ficar se escondendo por traz da fachada da Reclassificação, deixando a escola e professores vulneráveis com um processo sem regras claras, que não beneficiam o processo de ensino aprendizagem.

É possível melhorar o processo educacional com transparência e valorização dos profissionais da educação com transparência e democracia, cabe a todos os atores se envolverem de forma transparente e participativa neste processo. Assim a educação ganha em qualidade e reconhecimento, como uma intuição seria e importante para a sociedade brasileira.

Silvana Barboza 

Mestre em Políticas Públicas; Especialista em Gestão; Pedagoga; Professora de História e estudante de Neuropsicopedagogia e Criadora de Conteúdo no You Tube do Canal:  ALOCSE

Comentários:
Cotidiano Escolar

Publicado por:

Cotidiano Escolar

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
REDEC
REDEC
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )