Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Notícias Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa maminha ao forno com macaxeira

Receita do gastrólogo potiguar Alexandre Dantas também leva bacon, além de manteiga da terra para incorporar o sabor.

Aprenda a fazer uma deliciosa maminha ao forno com macaxeira
Maminha ao forno — Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A carne bovina é bastante apreciada e seus diferentes cortes permitem uma variedade imensa de receitas. Mas sempre existe uma dúvida sobre como fazer um preparo, sem a necessidade de churrasqueira ou brasa, e mesmo assim deixar a carne suculenta e saborosa.

A receita que o gastrólogo potiguar Alexandre Dantas criou é uma maminha que vai ao forno. Para deixar o corte que já é macio com uma textura ainda melhor, ele acrescenta o bacon como recheio da carne. E para acompanhar esse prato, uma macaxeira que é finalizada no forno, junto a maminha e o bacon para ganhar ainda mais sabor.

Ingredientes
1 peça inteira de maminha
250 g de bacon
4 dentes de alho grandes
800 g de macaxeira pré-cozida
60 ml ou aproximadamente 4 colheres de sopa de manteiga da terra
Sal, pimenta do reino, azeite (ou óleo), pimenta do reino e cebolinha a gosto
Antes do preparo
A macaxeira deve ser pré-cozida em água e sal e ficar em um ponto ainda firme, para terminar o cozimento junto com a carne. É importante também tirar as fibras centrais.

A peça de maminha utilizada nessa receita tem aproximadamente 1,6 kg. Antes de começar o preparo, é importante limpar um pouco a carne, retirando um pouco da pele. Podemos deixar um pouco de gordura nas extremidades. Quem quiser também pode substituir a maminha por outro corte bovino macio.


Modo de preparo
Começamos a receita fazendo cortes transversais contrários à fibra da carne. O espaço entre os cortes deve ter de dois a três dedos de diferença. Os cortes não devem se aprofundar até o final, pois a carne não deve se partir. Eles servirão para apoiar o bacon. Cada peça deve ter de três a quatro cortes.

Depois de fazer os cortes, começamos a temperar a carne com sal e pimenta, dos dois lados. Os cortes também ajudam o tempero a penetrar na carne.

Com a peça já temperada, começamos a inserir as fatias de bacon dentro dos cortes. As fatias do bacon devem ter a espessura de cerca de 1 dedo. Vamos preencher com bacon todos os cortes. A gordura do bacon vai ajudar a carne a ficar ainda mais saborosa e macia.

Após finalizarmos essa parte, vamos colocar a peça dentro de uma forma de vidro (mas podemos usar qualquer tipo de forma que vá ao forno) untada com um fio de azeite. Ao lado da carne colocamos os dentes de alho para dar sabor. Depois cobrimos a peça de carne com papel-alumínio e levamos ao forno preaquecido entre 200° e 220° por aproximadamente 45 minutos.

Depois desse tempo, retiramos o papel para verificar se a carne já está cozida. Com ajuda de um garfo, podemos espetar a carne pra saber se está macia.

A partir desse ponto ela vai continuar cozinhando sem o papel-alumínio. Pra isso, devemos tirar o excesso de liquído que a carne solta dentro da forma. Retiramos também os dentes de alho. Colocamos os pedaços de macaxeira dentro da travessa ao redor da carne. Por cima da macaxeira, acrescentamos a manteiga da terra.

Após esse processo, voltamos com a travessa ao forno para que a carne e a macaxeira fiquem douradas. Depois de mais alguns minutos, podemos retirar do forno e servir.

 

FONTE/CRÉDITOS: G1 RN
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!