Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Notícias Receitas

Aprenda a fazer biscoito de goma com coco

Receita foi exibida no programa Inter TV Rural deste domingo (29).

Aprenda a fazer biscoito de goma com coco
Biscoito de goma com coco — Foto: Inter TV Costa Branca
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A gastronomia nordestina é rica e possui uma série de receitas que são conhecidas praticamente em todos os cantos da região. Uma delas é o biscoito de goma, também chamado de sequilho de goma, raiva ou raivinha, dependendo do estado onde é produzido.

No Rio Grande do Norte essas receitas são muito comuns, principalmente, na região Seridó do estado. Segundo o gastrólogo Alexandre Dantas, são as chamadas "receitas afetivas", que trazem lembranças de família e fazem parte da cultura daquele grupo de pessoas.

Independente da variação de nome, é uma receita simples e que leva poucos ingredientes, facilmente encontrados nos mercados. Um prato rápido, simples de fazer e acessível.

Ingredientes

  • ½ kg ou aproximadamente 5 xícaras de fécula de mandioca ou goma seca
  • 100 g ou aproximadamente 1 xícara e meia de coco seco ralado
  • 180 g ou 1 xícara de açúcar refinado (ou açúcar cristal processado no liquidificador)
  • 2 gemas
  • 240 g ou aproximadamente 5 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 5 g ou uma pitada de sal

Modo de preparo

Em um recipiente vamos colocar a goma ou fécula de mandioca. Na sequência adicionamos o coco, o açúcar e uma pitada de sal. Quem utilizar a manteiga com sal, não precisa utilizar o sal na receita.

Com ajuda de uma colher ou com as mãos, vamos misturar os primeiros ingredientes para que fiquem como uma farofa. Logo em seguida vamos acrescentar as gemas (antes de colocar passamos por uma peneira para retirar a película que pode deixar um cheiro forte de ovo) e a manteiga.

Com as mãos, vamos misturando e homogeneizando a massa até que ela fique no ponto de uma massa de empada. A manteiga deve ser colocada aos poucos. A quantidade de manteiga pode variar por causa do tamanho das gemas.

À medida que vamos manuseando, a massa vai ficando mais homogênea e macia. Quando ela estiver lisinha, após cerca de 8 a 10 minutos de manuseio, vamos deixar ela descansar por cerca de 15 minutos dentro do recipiente e coberta com um pano.

Após o período de descanso, é hora de bolear os biscoitos. O tamanho e o formato devem ser feitos de acordo com a preferência. Nessa receita, fizemos pequenas bolinhas e achatamos na sequência. Com ajuda de uma faca, fizemos alguns riscos na parte de cima do biscoito pra deixar a apresentação mais bonita.

O ideal é que todos tenham mais ou menos o mesmo tamanho para que possam assar por igual. Depois de modelados, vamos levar pra assar em um forno preaquecido a 180°, em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Os biscoitos devem ser dispostos com uma certa distância uns dos outros, porque a massa cresce um pouco.

Os biscoitos devem assar até que a base fique levemente dourada. Eles levam cerca de 45 minutos para atingir o ponto ideal. Depois é só retirar do forno, esperar esfriar e consumir.

FONTE/CRÉDITOS: G1 RN
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!