Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sabado, 15 de Junho de 2024
REDECON
REDECON

Geral

LUIZ GONZAGA:

a poesia do Sertão

Rejane Souza
Por Rejane Souza
LUIZ GONZAGA:
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Luiz Gonzaga foi um sábio que soube ler a vida com ternura através de uma sabedoria poética, intuitiva, “não existe caminho, o caminho se faz ao caminhar” foi fazendo a travessia pelo sertão da infância, da memória e da cultura de um povo, que ele projetou no imaginário do leitor/ouvinte as cores locais e a poesia de uma paisagem cheia de magia e contradições.

A imagem do sertão criada pelas poesias musicais de Luiz Gonzaga traz em si, por dentro e por fora, as marcas do processo colonizador, revelando os signos da cultura brasileira num código linguístico que recupera uma tradição luso-brasileira sob um novo matiz da realidade nacional, ampliando o imaginário dos nossos leitores. 

Publicidade

Leia Também:

No sentido popular, o sertão é o lugar do outro que, no deslizamento entre língua e linguagem, o geográfico se manifesta através do poético, dando lugar às melhores imagens criadas do sertão. Imagens que personificam a densidade semântica do Brasil.

O projeto poético-musical de Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira e Zé Dantas nos remete a um sertão que transforma em poesia, gerando significações diversas, algumas vezes soa como música, outras, como tristeza, outras como resistência, como saudade, como mundo físico metafísico....

Comentários:
Rejane Souza

Publicado por:

Rejane Souza

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )