Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Notícias Receitas

Veja como fazer um delicioso pão de jerimum com queijo de coalho

Receita foi exibida no programa Inter TV Rural deste domingo (25).

Veja como fazer um delicioso pão de jerimum com queijo de coalho
Pão de jerimum com queijo de coalho: veja a receita — Foto: Inter TV Costa Branca
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. No decorrer dos séculos e, de acordo com cada cultura, o pão foi ganhando inúmeras versões. A base desse alimento é água, algum tipo de farinha e uma substância que proporcione a fermentação. E por que não adicionar a esse alimento, ingredientes adaptados à cultura nordestina? A ideia do gastrólogo Alexandre Dantas foi desenvolver uma receita de pão caseiro com ingredientes regionais acessíveis, como o jerimum.

"O jerimum é nutritivo, saboroso e ele vai ser incorporado à massa desse pão", explica.

O pão ainda tem recheio de queijo de coalho, uma das especialidades da culinária potiguar. O resultado é um pão fofinho, saboroso e nutritivo. Confira a receita exibida no programa Inter TV Rural deste domingo (25).

 

Ingredientes

 

 

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 250 g de jerimum caboclo cozido em água e sal sem casca (pode usar o jerimum de sua preferência)
  • 125 ml de manteiga da terra (aproximadamente 1 xícara)
  • 2 ovos para a massa
  • 2 gemas para pincelar
  • ½ kg de queijo coalho
  • 60 g ou 4 colheres de açúcar
  • 10 g ou uma colher de sobremesa de sal
  • 20 g ou 2 envelopes de fermento biológico seco
  • Modo de preparar

     

    Primeiro passo é retirar a casca do jerimum, amassar bem a polpa e reservar.

    Na sequência pegamos um recipiente e colocamos o leite, os ovos, o açúcar, o fermento e misturamos todos esses ingredientes com a ajuda de um garfo. Em seguida, acrescentamos a polpa de jerimum até homogeneizar a mistura. Logo depois, vamos adicionar uma parte da farinha de trigo e usando as mãos vamos misturando. Quando a massa estiver um pouco mais firme, colocamos a manteiga e o sal. Continuamos misturamos e se for necessário, colocamos um pouco mais de farinha de trigo e continuamos misturando a massa até que comece a desgrudar das mãos.

    A massa deve ficar uniforme e nesse ponto, devemos colocá-la em uma bancada lisa, polvilhada com farinha de trigo, pra que ela seja sovada por cerca de 15 minutos. A massa chega ao ponto quando fica lisa e uniforme. Depois que chegar ao ponto, ela deve ser colocada dentro de um recipiente com um pouco de farinha no fundo para descansar/crescer por cerca de 30 minutos, coberta com um plástico filme dentro de um local fechado, como o forno desligado.

    Depois desse tempo, a massa fica mais fofinha e praticamente ela vai dobrar de volume. O próximo passo é separar os pães em porções de acordo com o gosto de cada pessoa. Voltamos com a massa para a bancada, cortamos em partes com ajuda de uma faca e com as mãos abrimos a massa, recheamos com os pedações de queijo de coalho, juntamos as pontas e boleamos os pães.

    É importante tentar deixá-los do mesmo tamanho ou de tamanho aproximado. Quem quiser também pode usar uma balança para pesar as porções. Nessa receita vamos usar uma forma de buraco untada e enfarinhada para assar os pães. As porções devem ser colocadas uma ao lado da outra, mas deixando um espaço para que eles cresçam um pouco mais. A quantidade de massa dessa receita dá para fazer 12 porções em média, de 150 gramas cada e preencher duas formas.

    Deixamos crescer nas formas por mais 15 minutos. Depois desse tempo vamos pincelar a superfície dos pães com gema. Logo em seguida vamos levar os pães para assar em forno preaquecido a 200° por aproximadamente 25 minutos a meia hora. Esse tempo pode variar. É importante observar quando a superfície dos pães estiver levemente dourada.

    Uma dica: é importante deixar a grade do forno na altura média para que o pão asse por igual.

FONTE/CRÉDITOS: G1 rn
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!