Na última sexta-feira (19) foi comemorado o Dia do Cuscuz. O alimento simples à base de flocos de milho, é tradição no nordeste e está na mesa das famílias em praticamente todas as refeições. Apesar de ser tão tradicional no Brasil, segundo o gastrólogo Alexandre Dantas, a origem do cuscuz é africana e ele foi trazido ao país através dos imigrantes portugueses.
“Em sua região de origem, se produz cuscuz a partir da sêmola de trigo, do arroz, da mandioca e até do sorgo. Mas, no Brasil e principalmente no Nordeste, o que se popularizou foi o cuscuz feito à base de milho”, explica. O cuscuz é acessível e antigamente, quando não se tinha as tradicionais cuscuzeiras, ele era feito em um pano e cozido no vapor de água em uma panela. O modo de preparo diferente, não altera o saber desse prato que é quase uma unanimidade.
Ingredientes
Massa
- 250 g de flocos de milho (ou 2 xícaras)
- Água para hidratar
- Sal a gosto
Recheio
- 250g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada
- 1 cebola roxa pequena em fatias
- 2 dentes de alho triturados
- 30 ml de manteiga de garrafa (ou 2 colheres de sopa)
- 30 ml de óleo ou azeite (ou 2 colheres de sopa)
Molho
- 300 ml de leite de coco (2 xicaras)
- 30 ml ou 2 colheres de spa de manteiga de garrafa
- Sal a gosto
Acompanhamento
- 200 g de queijo coalho (opcional)
Modo de preparo
Comece hidratando o cuscuz. Em um refratário coloque os flocos de milho, o sal a gosto e misture. Depois adicione a água aos poucos. Para cada duas xícaras de flocos, 1 xícara de água, em média. Mas essa quantidade pode variar de acordo com o gosto. Depois aguarde por cerca de 10 minutos, tampado para que a massa absorva parte dessa água.
Em uma frigideira coloque um fio de azeite e a manteiga de garrafa. A mistura é necessária para que a manteiga não queime. Refogue a cebola, até que ela fique murcha e em seguida, o alho. Por último adicione a carne de sol até que ela fique levemente dourada. Depois disso, reserve.
Asse os pedaços de queijo de coalho em manteiga de garrafa e óleo/azeite em uma frigideira até dourar.
Para fazer o molho, em uma panela coloque o leite de coco caseiro, acrescente a manteiga da terra e um pouco de sal. Leve essa mistura ao fogo até levantar fervura. Depois de ferver, aguarde 5 minutos e ele já estará pronto.
Depois de hidratado, solte os flocos. Nessa receita o cuscuz é feito em um prato de barro, mas também pode ser feito em uma cuscuzeira tradicional. Para ajudar a montar o cuscuz no prato, é preciso umedecer um pano de prato e espremer para tirar o excesso de água.
No prato, monte o cuscuz e o recheio em camadas. Primeiro, uma camada do cuscuz espalhada no fundo do prato. Em seguida coloque o recheio de carne de sol. A quantidade é a gosto. Depois de espalhar de maneira uniforme, cubra com o restante do cuscuz. Depois de montar no prato, envolva o cuscuz com o pano úmido, prenda o pano por baixo do prato dando um nó e leve ao cozimento no vapor.
A panela deve estar com água fervente. Coloque o cuscuz de cabeça para baixo, apoiado na panela e deixamos cozinhar.
Depois que o cuscuz estiver pronto, retire o pano, coloque por cima o molho feito à base de leite de coco, com o queijo de coalho ao lado, e é só servir.
Fonte