O Rio Grande do Norte tem dois deputados federais a favor da reforma da Previdência; dois contra e quatro indefinidos. A informação está publicada no jornal Valor Econômico, que produziu o “Termômetro da Previdência”, com o voto de todos os deputados federais do Brasil.
São a favor da reforma os deputados Fábio Faria (PSD) e General Girão (PSL). O primeiro é filho do ex-governador Robinson Faria (PSD) e seu partido faz parte do bloco de apoio ao governo. O segundo é do partido do presidente Jair Bolsonaro.
Leia também:
Governo não vai alterar reforma da Previdência, diz secretário
Ministério: reforma da Previdência vai beneficiar os mais pobres
Bolsonaro: “No fundo, não gostaria de fazer reforma da Previdência”
Os dois deputados contra a reforma são Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB). A deputada e o deputado apoiaram a governadora Fátima Bezerra (PT), eleita em 2018; e são oposição ao governo Bolsonaro.
Os quatro deputados até agora indefinidos são Benes Leocádio (PRB), Beto Rosado (PP), João Maia (PR) e Walter Alves (MDB). Os quatro são de partidos que compõem a base do governo, mas seguem sem anunciar o voto.
No placar nacional, levantado pelo “Termômetro da Previdência”, há até agora 93 deputados a favor; 78 que apoiam parcialmente; 198 indefinidos e 144 contra. A reforma precisa de 308 votos favoráveis para seguir.
É exatamente nessa indefinição e nesses apoios parciais que se concentra a questão envolvendo Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). O deputado cobra a presença do presidente da República para negociar a reforma com os deputados.
O relator da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), disse deve apresentar seu parecer sobre o assunto dia 9 de abril.

Correio do Agreste