Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
REDECON
REDECON

Saúde

OMS acredita que pandemia não vai acabar só com as doses de reforço

Organização Mundial da Saúde precisa que 70% da população mundial esteja vacinada para pôr fim à crise sanitária

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
OMS acredita que pandemia não vai acabar só com as doses de reforço
OMS pretende acabar com a pandemia até o fim de 2022 - Foto: INDRANIL MUKHERJEE/AFP - 11.1.2022
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Combater a pandemia da Covid-19 com doses de reforço das vacinas atuais não é uma estratégia viável, alertaram nesta terça-feira (11) especialistas da Organização Mundial da Saúde, que pediram vacinas que previnam melhor a transmissão.

“É improvável que uma estratégia de vacinação baseada no reforço reiterado das primeiras vacinas seja apropriada ou viável”, diz em comunicado o grupo de especialistas encarregado de supervisionar as vacinas contra o coronavírus.

Além disso, esses especialistas consideram “que vacinas contra a Covid-19 de elevado impacto em termos de transmissão e prevenção da infecção, além de prevenir formas graves da doença e morte, são necessárias e devem ser desenvolvidas”.

Publicidade

Leia Também:

Isso limitaria o impacto da Covid em termos de saúde, mas também “a necessidade de medidas sanitárias e sociais rigorosas e em grande escala”, argumentam.

Pouco mais de seis semanas após sua identificação na África do Sul, os dados de vários países convergem em dois pontos: a Ômicron — que se enquadra na categoria de variantes preocupantes da OMS — é transmitida muito mais rápido do que a variante antes dominante, a Delta, e parece causar formas menos graves da doença.

“No entanto, há necessidade de obter mais dados sobre a eficácia das vacinas, em particular no que diz respeito às internações, formas graves da doença e óbitos”, observam os especialistas da OMS.

Ponto importante: não se sabe se essa gravidade aparentemente menor decorre das características intrínsecas da variante ou se está relacionada ao fato de atingir populações já parcialmente imunizadas pela vacina ou por uma infecção anterior.

Ainda assim, a Ômicron está avançando de forma acelerada em muitos países e o número de casos está dobrando a cada dois ou três dias, algo inédito na cepas anteriores.

As mutações dessa variante parecem permitir que ela reduza a imunidade dos anticorpos contra o vírus. Consequência: provavelmente pode contaminar um grande número de vacinados e reinfectar pessoas que já tiveram o Sars-CoV-2 original.

Especialistas da OMS pedem atualização na composição das vacinas para garantir que protejam mais contra doenças e continuem atendendo aos critérios estabelecidos pela organização, inclusive a proteção contra formas graves da Covid.

A organização quer acabar com a pandemia neste ano. Para isso, todos os países precisariam vacinar 70% da população até meados de 2022.

Mas esse objetivo ainda está longe de ser alcançado. Globalmente, mais de 8 bilhões de doses de vacinas anti-Covid foram administradas em pelo menos 219 países ou territórios, de acordo com uma contagem feita pela AFP com base em fontes oficiais.

FONTE/CRÉDITOS: AFP
Comentários:
REDEC
REDEC
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )