Segundo o UOL, o DAZN, plataforma de streaming que quer ser uma Netflix do esporte, adquiriu os direitos de transmissão da Série C do Campeonato Brasileiro, a terceira divisão do futebol nacional. O acordo foi firmado na semana passada junto à CBF.
O DAZN (pronuncia-se “dazon”) vai desembolsar R$ 20 milhões, que irão financiar parte da realização do torneio. Uma parcela desse valor também será rateado igualitariamente entre os 20 clubes da Série C.
O DAZN comprou os direitos para todas as mídias (TV aberta, TV por assinatura e internet). O serviço de streaming não deve exibir o torneio sozinho. Atendendo a um pedido da CBF, procura um canal de TV que exiba os jogos na TV paga.
Leia também:
CBF definiu tabela detalhada do Brasileiro da Série C
Até o ano passado, o Esporte Interativo exibia os jogos na TV paga com certa repercussão, mas o evento foi descartado pela Turner quando o canal linear de sua marca esportiva foi extinto, em agosto,o que deixou a edição de 2018 incompleta na TV.
A Série C do ano passado foi concluída pela CBF TV, que exibiu os jogos mata-mata da competição com muito sucesso. Partidas de fases agudas chegaram a ter mais de 500 mil visualizações, um índice alto para web. O DAZN viu uma oportunidade de mercado e decidiu investir. É o primeiro evento nacional comprado pela plataforma.
Planos ambiciosos para crescimento
Com a ambição de se tornar uma Netflix do esporte, comprando os melhores eventos possíveis, o DAZN é uma empresa do Peform Group. A marca está em vários países, como Espanha e Estados Unidos.
A plataforma tem Neymar e Cristiano Ronaldo como garotos-propaganda. Chegou ao Brasil no fim do ano passado e ainda está em fase de testes, transmitindo eventos em suas contas oficiais no YouTube e no Facebook.
A empresa também tem um contrato com a RedeTV! pelo sublicenciamento dos direitos da Copa Sul-Americana e do Campeonato Italiano, em troca de publicidade gratuita em TV aberta e de um valor em dinheiro.
Uma estrutura está sendo montada, com a contratação de executivos e pessoal. Já trabalham para o serviço nomes conhecidos do mercado esportivo, como Dudu Monsanto, ex-ESPN, e Andrei Kampff, ex-Globo.
A tabela divulgada pela CBF mostra sempre um jogo na segunda-feira à noite, o que deve ser transmitido pela televisão. A Band nordeste mostrou interesse em transmitir os jogos.
No grupo A, Globo x Santa Cruz estão na “faixa especial” da segunda à noite no primeiro turno e nenhum do ABC.
Comentários: