Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
REDEC
REDEC

Retomada

Construção civil potiguar volta a registrar crescimento após sete anos

Sondagem da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Norte, publicada este mês pela Fiern, mostra uma retomada em relação ao ritmo de atividade

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Construção civil potiguar volta a registrar crescimento após sete anos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A construção civil potiguar apresentou alta em julho, após estar por 81 meses em queda, segundo levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). O último mês com resultado positivo aconteceu em setembro de 2013.

A Sondagem da Indústria da Construção Civil, publicada este mês, mostra uma retomada em relação ao ritmo de atividade verificado nos últimos meses de 2019. Os indicadores de expectativa também sugerem um cenário menos adverso para os próximos meses. Todos apresentaram crescimento na passagem de julho para agosto, o que mostra menor pessimismo dos empresários.

Apesar do resultado, o nível de atividade ainda foi considerado, pela maioria dos empresários, como abaixo do padrão usual para os meses de julho. Acompanhando o desempenho positivo da atividade, o nível médio de utilização da capacidade de operação (UCO), também subiu, atingindo 43%, o nível mais alto para um mês de julho desde 2017, quando o indicador alcançou 44%.

Publicidade

Leia Também:

O número de empregados, por sua vez, apontou recuo, ainda que menos acentuado do que no levantamento anterior. É importante salientar que a Construção foi um dos setores industriais menos impactados pela pandemia do coronavírus, e tem mostrado uma rápida capacidade de recuperação.

De fato, os empresários esperam aumento do nível de atividade do setor, ao mesmo tempo em que manifestam perspectivas de estabilidade nos novos empreendimentos e nas compras de insumos; queda é esperada apenas no número de empregados, ainda que moderada.

Já a intenção de investimento voltou a subir – aumento de 7,8 pontos na comparação com julho (25,5 pontos) e de 9,1 pontos em relação a agosto de 2019 (24,2 pontos).

Com isso, o índice registrou o valor mais alto para um mês de agosto desde 2014, quando o indicador atingiu 40,9 pontos. Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Indústria da Construção com os resultados de julho de 2020, divulgados no dia 24 para o conjunto do Brasil.

O nível de atividade na indústria nacional registrou queda, embora menos acentuada do que em junho. Contudo, os empresários esperam crescimento nos empreendimentos, nas compras de matérias-primas e no número de empregados nos próximos seis meses.

FONTE/CRÉDITOS: agora rn
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )