Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
REDEC
REDEC

Brasil

Barricadas causam bloqueios nas entradas da UFSC em Florianópolis

Troncos e lixeiras impediram a entrada de veículos em dois portões da universidade na manhã desta quinta-feira.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Barricadas causam bloqueios nas entradas da UFSC em Florianópolis
Entrada da UFSC foi fechada nesta quinta-feira — Foto: Júlio Ettore/NSC TV
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Barricadas com troncos de árvores, pedras e lixeiras, em frente aos portões da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) impediram na manhã desta quinta-feira (10) o trânsito de veículos no campus de Florianópolis. Duas entradas principais que amanheceram bloqueadas foram liberadas pelos servidores da instituição por volta das 7h, conforme informou a Guarda Municipal.

Desde 10 de setembro, estudantes da UFSC estão em greve na universidade, que foi motivada contra os bloqueios no orçamento do Ministério da Educação (MEC), contra o programa Future-se e em defesa das universidades filantrópicas que estariam ameaçadas pela Reforma da Previdência, segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE). O G1 tenta contato com a universidade.

Os manifestantes fecharam os portões do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, que fica na Rua Capitão Romualdo de Barros, no bairro da Carvoeira, e do Centro Tecnológico, na Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal.

As entradas secundárias e pela Rua Lauro Linhares, que possibilitam a circulação na instituição, não foram interditadas. Pelo menos uma linha de ônibus precisou fazer alteração de ponto de parada.

Barricada na entrada da UFSC em Florianópolis — Foto: Júlio Ettore/ NSC TV

Barricada na entrada da UFSC em Florianópolis — Foto: Júlio Ettore/ NSC TV

A Guarda Municipal informou que não recebeu nenhuma ocorrência sobre o caso e também não constatou movimentação de protesto no local.

Também foram espalhadas placas de madeira em que constam a palavra "greve". Na semana passada, estudantes também realizaram um bloqueio em em apoio a greve geral de 48 horas que convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

O ato foi realizado por um grupo de estudantes contra o bloqueio de recursos na educação. Ao menos dois portões foram liberados por volta das 8h30 com apoio da Polícia Militar. Também foram registrados protestos nos semáforo nas mediações do campus.

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Servidores da UFSC retiraram os troncos e outros materiais das barricadas — Foto: Guarda Municipal de Florianópolis/ Divulgação

Servidores da UFSC retiraram os troncos e outros materiais das barricadas — Foto: Guarda Municipal de Florianópolis/ Divulgação

 

FONTE/CRÉDITOS: G1 SC e NSC TV
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )