Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Notícias Receitas

Aprenda a fazer um bolo de arroz da terra no liquidificador

A receita foi criada para incentivar o consumo do grão que ainda é pouco consumido no Rio Grande do Norte.

Aprenda a fazer um bolo de arroz da terra no liquidificador
Bolo de arroz velho leva ainda coco e especiarias — Foto: Alexandre Dantas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O arroz da terra ou arroz vermelho que é produzido na região Oeste do Rio Grande do Norte, é considerado um grão integral e rico em nutrientes. Apesar de ser pouco consumido no estado, ele pode ser usado em várias receitas.

Pensando em incentivar o consumo desse alimento, o gastrólogo Alexandre Dantas junto com a nutricionista Leila Paiva do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estão desenvolvendo uma série de receitas utilizando o grão como base.

A mais recente é um bolo em que o arroz vermelho substitui a farinha de trigo. A receita leva ainda coco ralado e algumas especiarias. Além de delicioso, o bolo é muito simples de fazer.

 

Ingredientes

 

 

  • 300 g de arroz da terra ou 2 xícaras de chá
  • 270 g de açúcar demerara ou 2 xícaras (também pode ser açúcar cristal)
  • 100 g de coco seco relado ou a metade de um coco de tamanho grande
  • 4 ovos
  • 200 ml de leite ou 1 xícara de chá
  • 200 ml de óleo de soja ou girassol
  • 3 colheres de chá de canela em pó
  • 2 colheres de chá de cravo em pó
  • 3 colheres de chá erva doce em pó
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal
  • Modo de preparo

     

    Antes de começar a receita, é preciso limpar o arroz, retirando impurezas e pedaços de casca. Para facilitar, é necessário lavar e deixá-lo de molho na água por cerca de 6 horas. Depois, escorrer com ajuda de uma peneira e usar o grão hidratado.

    O preparo do bolo é feito no liquidificador. No copo, coloca-se o arroz já hidratado, açúcar, os ovos, o óleo e por último o leite. Então é hora de bater bastante por alguns minutos até que a massa fique bem homogênea.

    Depois, é hora de desligar o liquidificador e colocar as especiarias: canela, cravo e erva doce e uma pitada de sal. A quantidade de especiarias pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. Depois de colocar todas no liquidificador, volte a bater no liquidificador até que elas se integrem ao restante da massa.

    Mais uma pausa no liquidificador para acrescentar o coco seco. Novamente, bata rapidamente por alguns segundos até misturar. E por fim, o fermento. Ative novamente o liquidificador para bater por mais alguns segundos e a massa do bolo está pronta.

    Em uma forma untada com manteiga ou óleo e em vez da farinha de trigo convencional, use a farinha de arroz da terra. A farinha é feita com o grão seco batido no liquidificador. Mas também pode usar farinha de trigo.

    O bolo deve ser assado em forno preaquecido a uma temperatura de 180° por cerca de 45 minutos. Pra testar se está bem assado, é só colocar um palito na massa e se sair limpo, o bolo está pronto.

FONTE/CRÉDITOS: G1 rn
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!