A chegada de João Ricardo ao Fortaleza intensificou a disputa interna pela titularidade da posição da equipe de Juan Pablo Vojvoda. Com o término em alta de Fernando Miguel, o treinador argentino precisará definir como administrará a função com cinco competições em disputas: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A e Pré-Libertadores.
Durante 2022, Fernando Miguel e João Ricardo foram protagonistas em Fortaleza e Ceará, respectivamente. Fernando Miguel, inclusive, foi eleito o melhor jogador do mês de agosto da Série A, após passar quatro jogos sem sofrer gols. João Ricardo, por sua vez, se destacou com defesas importantes à frente do Alvinegro de Porangabuçu.
Apesar da importância na reta final da elite do futebol brasileiro, Fernando Miguel teve início inconstante à frente da meta tricolor, falhando no Clássico-Rei da Copa do Nordeste, com Vojvoda optando posteriormente por Max Walef e Marcelo Boeck. As viroses e as lesões também atrapalharam a adaptação no clube leonino no início da temporada.
O Diário do Nordeste listou abaixo os números de Fernando Miguel e João Ricardo em 2022. Para você, torcedor, quem deve ser o titular do Fortaleza em 2023? Vote na enquete abaixo.

VEJA NÚMEROS DE FERNANDO MIGUEL E JOÃO RICARDO EM 2022
FERNANDO MIGUEL
- 27 jogos na temporada 2022
- 20 jogos na Série A
- 22 gols sofridos
- 13 jogos s/ sofrer gols
JOÃO RICARDO
- 57 jogos na temporada 2022
- 35 jogos na Série A
- 48 gols sofridos
- 21 jogos s/ sofrer gols