Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
REDEC
REDEC

FUTEBOL

Análise: Atlético-MG tem herói inesperado e soma ponto precioso na briga por Libertadores

Vargas é titular depois de quase dois meses, marca duas vezes, evita derrota fora de casa e empurra time para o G-6

Marcone Pedro
Por Marcone Pedro
Análise: Atlético-MG tem herói inesperado e soma ponto precioso na briga por Libertadores
Vargas, do Atlético-MG, comemora primeiro gol na partida diante do São Paulo — Foto: Pedro Souza/Atlético
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um herói improvável para o Atlético-MG garantir um ponto importantíssimo na briga pela Libertadores na noite dessa terça-feira, no Morumbi. Com dois gols de Vargas, o Galo empatou por 2 a 2 com o São Paulo, chegou a 52 pontos e, enfim, entrou na zona de classificação direta para o torneio, mas não de forma definitiva. Ainda resta secar o Athletico para se manter na sexta posição ao fim da rodada.

Cuca surpreendeu antes mesmo da bola rolar. Sem Nacho (suspenso), Hulk e Alan Kardec (DM), o treinador escolheu Vargas, Ademir, Keno e Zaracho para o setor ofensivo. Sasha, substituto natural de Hulk, foi para o banco. O Galo iniciou a partida marcando em linhas altas e pressionando a saída de bola do São Paulo.

No entanto, foi o São Paulo que teve as melhores oportunidades na partida no início do primeiro tempo, principalmente pelo lado direito da defesa alvinegra, nas costas do lateral Guga, que teve trabalho na marcação de Patrick e Luciano.

O lance do gol do Atlético sai de numa rara transição rápida, utilizando a velocidade de Keno pela esquerda em cima de Rafinha, que não o acompanhou. O atacante cruzou na área para finalização de Zaracho, e a bola bateu na mão de Pablo Maia. De pênalti, Vargas abriu o placar no Morumbi.

Na reta final do primeiro tempo, o São Paulo cresceu, pressionou e marcou dois gols em 10 minutos depois de apagão da defesa alvinegra. O primeiro foi aos 40 minutos e o segundo aos 50. O erro? Dar espaço para o vice-artilheiro do Brasileiro dentro da área. O argentino Calleri marcou duas vezes para o São Paulo, que levou a vantagem para o intervalo.

No segundo tempo, Cuca "mexeu o doce". Colocou Mariano no lugar de Guga (amarelado), Pavón no lugar do Ademir (em mais um jogo apagado) e Réver na vaga de Alonso (também abaixo). Vargas chegou a ameaçar de cabeça, obrigando Felipe Alves a fazer grande defesa. Rubens foi acionado também na etapa final no lugar de Dodô, na lateral-esquerda.

O time do Atlético sentiu falta de alguém que organizasse melhor o meio-campo, distribuindo melhor as jogadas e abrindo espaços. Nacho, suspenso, poderia ter feito essa papel. O substituto para hoje, Zaracho, teve dificuldade. O empate veio com um cruzamento perfeito de Mariano pela direita para a área. Vargas, oportunista, passou no meio da zaga tricolor e com a ponta da chuteira empurrou para as redes.

O ponto precioso conquistado no Morumbi deixou o Atlético com 52 e na zona de classificação para a fase de grupos da Libertadores . Resta agora secar o Furacão, que entra em campo nesta quarta-feira, contra o Goiás, na Arena da Baixada. Os paranaenses somam 51 pontos, além uma vitória a mais que o Galo e retomam a posição com um simples empate.

Faltam três jogos para o fim do Brasileiro, e o time mineiro deu um passo importante para se garantir uma vaga direta para a Libertadores. O Galo recebe o Botafogo (47 pontos) - adversário direto que perdeu na noite dessa quarta-feira - na próxima rodada. Depois, encara o Cuiabá também em casa, e fecha o Brasileiro contra o Corinthians, na Arena Itaquera.

O Galo ainda tem boas chances mirando a vaga direta para Libertadores. O clube precisa recuperar, principalmente, seu poder como mandante para ter um final de ano melhor do que imaginava o torcedor mais pessimista com a campanha recente alvinegra.

FONTE/CRÉDITOS: ge Por Laura Rezende — Belo Horizonte
JATOBÁ
JATOBÁ
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )