Alan Aal que estava sem clube desde de novembro, será apresentado ao elenco no Maranhão
Alan Aal vai pegar um grupo na pior fase dentro das últimas duas temporadas e bastante prejudicado pelo excesso de atletas contundidos, o que impediu Fernando Marchiori e Tostão escalarem aquilo que consideram de melhor do elenco, quando tiveram a oportunidade de comandar o clube.
Assim como seu antecessor, Alan é desconhecido no mercado potiguar, mas já teve uma experiência dentro do futebol nordestino, quando dirigiu o CRB entre 2021 e 2022, onde disputou 49 partidas pelo clube. O grande feito na carreira do treinador, foi conduzir o Cuiabá ao acesso para a Série A. Neste trabalho, quando chegou ao clube, também assumiu a equipe em viés de baixa e conseguiu motivar os atletas a ponto do trabalho ter conduzido os mato-grossenses para divisão de elite.
A fama de recuperador de equipes, também rendeu bons frutos no Vila Nova, onde realizou seu último trabalho antes de acertar com o ABC.
Quando assumiu a equipe goiana, o Vila Nova estava na lanterna da Série B, com apenas 14 pontos e uma vitória em todo o primeiro turno, mas o comandante conseguiu evitar o rebaixamento, fazendo a equipe realizar a segunda melhor campanha no segundo turno, quando somou outros 31 pontos e terminou a competição nacional na 13ª posição, a cinco pontos do Z-4. Ao todo, em 27 jogos pelo Vila Nova, somou 10 vitórias, 14 empates e três derrotas. Um aproveitamento de 54,3%.
Para trazer o treinador, o clube potiguar travou um duelo contra o Náutico, que também estava interessado em contratar um técnico, após rescindir o contrato com Dado Cavalcanti. O profissional vinha conversando com a direção do Timbu, tendo inclusive mantido contato direto com o presidente Diógenes Braga, mas acabou aceitando a proposta da equipe potiguar por conta da diferença nas divisões nacionais, uma vez que o ABC está na Série B e o Náutico na Série C.
O técnico chega ao Alvinegro acompanhado do auxiliar técnico Anderson Valiñas e do analista de desempenho Paulo Roberto Pelanda. O novo comandante seguirá direto para São Luís (MA) e será apresentado ao grupo na capital maranhense, quem vai comandar o grupo diante do Sampaio Corrêa, na partida de amanhã, às 17 horas, no estádio Castelão, será Tostão, que comandou o time no empate diante do América, no qual o ABC perdeu o título estadual.
Assim como os potiguares, a equipe maranhense não faz um bom início na Série B, o Tricolor é o primeiro clube fora do grupo de rebaixamento, com cinco pontos e tem a missão de voltar a ganhar pontos dentro de casa para aliviar a pressão da torcida sobre o elenco. Apesar da situação do adversário, o zagueiro Gustavo Henrique elogiou o ABC, mas ressaltou acreditar na força do Sampaio, em casa. “É um grande time, um time de massa, um time de torcida. Acredito que eles também formaram um grande time. Eles trocaram de treinador e devem chegar mais motivados.
Porém, sabemos que podemos apresentar um ótimo futebol”, afirmou o zagueiro, mesmo sabendo que o Sampaio tem apenas uma vitória nos últimos 13 jogos.