Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 14 de Agosto 2026
Política

Votação para cassar Deltan Dallagnol levou 1 minuto e 6 segundos

A votação para cassar o cargo de deputado federal de Deltan Dallagnol (Podemos-PR)

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Votação para cassar Deltan Dallagnol levou 1 minuto e 6 segundos
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A votação para cassar o cargo de deputado federal de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) levou um minuto e seis segundos. O tempo vai do fim do voto do relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, à proclamação do resultado, na noite desta terça-feira, 16.

Deputado perdeu mandato nesta terça (16)


Dallagnol perdeu o mandato por unanimidade e ainda cabe recurso. Ele foi condenado com base na Lei da Ficha Limpa. O ministro Alexandre de Moraes presidiu a sessão e, após o voto de Benedito, perguntou se havia "alguma divergência". Como não houve, concluiu o julgamento e ressaltou que a medida é de "imediata execução".

Publicidade

Leia Também:

O julgamento, por sua vez, durou cerca de 1h30. Ao pedir exoneração do Ministério Público Federal (MPF), em 2021, Dallagnol tinha 15 procedimentos administrativos pendentes de análise no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O relator afirmou que houve "manobra" do ex-procurador da Lava Jato para evitar condenações em órgão colegiado, como "aposentadoria compulsória ou perda do cargo".

Pela Lei da Ficha Limpa, quem é condenado em órgão colegiado não pode concorrer à eleição. Com a cassação, Dallagnol fica inelegível por oito anos. Houve sustentação oral do advogado, Leandro Rosa. Ele afirmou que o ex-procurador teve o "cuidado" de procurar o CNMP antes de pedir exoneração e defendeu que os procedimentos administrativos pendentes na época não poderiam levar à sua demissão.

Em nota, Dallagnol afirmou que o TSE "calou" as vozes dos seus eleitores e se disse indignado com o resultado do julgamento. Ele também classificou a decisão como uma "canetada".

FONTE/CRÉDITOS: Tribuna do Norte

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR