Com uma campanha impecável na eliminatória para a Copa do Mundo, o Brasil passou por uma trajetória invicta: foram 14 vitórias e três empates nas 17 partidas disputadas contra rivais sul-americanos que também buscavam a classificação. O suficiente para chegar ao mundial do Qatar como um dos favoritos. No entanto, o caminho para o hexa é longo. Para aqueles que sonham com a sexta estrela na camisa, será necessário uma longa campanha que já começa na quinta-feira da semana que vem pela fase de grupos.
Não dá para dizer que os adversários são desconhecidos. Sérvia e Suíça estiveram no mesmo grupo que o Brasil na Copa anterior, em 2018, na Rússia. Camarões, foi um dos adversários da seleção brasileira no mundial de 2014. Mas nem de longe eles podem ser considerados os mesmos rivais que a seleção nacional enfrentou no último torneio.
A Sérvia conta com nomes reconhecidos na Europa, como Mitrović (Fulham-ING) e Vlahović (Juventus-ITA). Comandada pelo treinador Dragan Stoijković, também conta com o meio-campista Sergej Milinković-Savić, que atua na Lazio, na Itália. O retrospecto da seleção europeia antes do mundial é positivo: quatro vitórias e um empate. O comandante sérvio, aliás, já cravou que o Brasil é a equipe favorita da Copa e que a seleção canarinho deve avançar. “Vamos jogar uma linda Copa do Mundo e ver o que acontece”.
Primeira do grupo a carimbar o passaporte para a competição, o grande astro da Suiça é o volante Granit Xhaka (Arsenal-ING), que, em uma partida contra o Wolverhampton, sentiu dores. Não foi noticiada nenhuma lesão. Shaqiri (Chicago Fire-EUA), também é um dos destaques.
A equipe terá quatro goleiros na lista dos 26 convocados, dois deles lesionados. O histórico é equilibrado: nos últimos cinco jogos, três vitórias e duas derrotas. A expectativa do treinador é de avançar na fase de grupos. “Seria certamente uma decepção se fôssemos eliminados na fase de grupos. As quartas de final seriam, obviamente, desejáveis”, declarou Murat Yakin, treinador da Suíça.
De fora da Copa da Rússia, a seleção de Camarões volta a cruzar o caminho brasileiro. Será apenas o terceiro confronto das duas seleções em mundiais. André Onama (Internazionale-ITA), Choupo-Moting (Bayern-ALE), Abubakar (Al-Nassr-ARA) e Toko-Ekambi (Lyon-FRA) são os principais nomes. Antes de atuar pela Copa no Qatar, o Camarões joga partida amistosa na sexta 18 contra o Panamá. Nas últimas cinco partidas, a seleção camaronesa empatou uma, perdeu três e venceu apenas uma.

Comentários: