A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou nesta terça-feira (02) dados referentes aos acidentes de trânsito na capital e as mortes entre 2019 e 2022. No período, de acordo com a pasta, foram registrados 18.045 acidentes, com 6.395 feridos e 189 mortes.
O ano de 2019 contabilizou o maior número de acidentes, com 5.560. Em seguida, aparece 2022, com 4.352; 2021, com 4.224; e 2020, com 3.909. A ordem dos anos também é a mesma no quesito feridos, sendo 1.792 (2019); 1.644 (2022); 1.549 (2021); e 1.410 (2020).
Os dados apontam que as avenidas onde os sinistros mais ocorrem são: Engenheiro Roberto Freire, com 1.127 ocorrências nos quatro anos; Prudente de Morais, com 955; e Doutor João Medeiros Filho, com 899. Além dessas, o estudo da STTU mostram que outras vias, como Senador Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Capitão-mor Gouveia, Bernardo Vieira/Nevaldo Rocha e a BR-101 (Norte e Sul) também aparecem nas listas (veja abaixo).
Em relação aos óbitos, os homens são a maioria. Das 189 vítimas fatais, 157 eram do sexo masculino, 27 do sexo feminino e outros 5 não foram informados. O ano com mais mortes foi 2019, que somou 53 vidas perdidas. Contudo, 2021 e 2022 ficaram próximos com 52 e 50 mortes, respectivamente. Em 2020, foram 34.
A via com mais mortes, segundo os dados, foi a avenida Doutor João Medeiros Filho. Ao todo, foram 15 vítimas fatais, sendo 6 (2019), 4 (2020), 3 (2021) e 2 (2022). Na BR-101 Norte foram 11 mortes. Na BR-226, o total de falecimentos foi de nove. A avenida administrada pela Prefeitura de Natal que anotou o maior número de mortes foi a Senador Salgado Filho, com seis.
Na análise das mortes por tipo de veículo, a maioria das vítimas estava em motocicletas. Os dados apontam que foram 82 mortes. Já o atropelamento foi a principal natureza do acidente. Ao todo, 71 pessoas foram atropeladas e morreram em Natal entre 2019 e 2022.
O estudo destaca que "as vítimas de trânsito que vieram a óbito após 30 dias do sinistro não foram contabilizadas como vítima fatal, conforme recomendação do PVT e NBR 10.697, sendo registrados como feridos". Além disso, a análise esclarece que vias estaduais e federais foram consideradas por se tratarem de vias que cortam o município de Natal.
No que diz respeito a 2020, a análise considera a presença da pandemia de covid-19, "onde ocorreram restrições com isolamento doméstico em que o fluxo de veículo foi reduzido e o comportamento do trânsito alterado". O setor de estatística da pasta pontuou ainda que "verifica-se que os dados do ano de 2020 estão em escala bem inferior em comparação ao ano anterior e ao ano de 2021".
Vias com maiores índices de sinistros de trânsito
Óbitos por sexo
Maio Amarelo
Com ação educativa nos cruzamentos das avenidas Salgado Filho com a Nevaldo Rocha, em Lagoa Nova, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e parceiros, abriu nesta terça-feira (02) a programação oficial do Maio Amarelo na cidade. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida!”
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito e tem como objetivo colocar em pauta, para a sociedade, a consciência para uma cultura de não violência na mobilidade – estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que teve como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.
A cidade de Natal, após conseguir reduzir em 50% os acidentes com mortes na mobilidade, agora se volta para um novo período, composto por mais 10 anos, com foco na meta de zerar os acidentes com vítimas fatais no trânsito.
E para isso, ao longo deste mês, uma série de atividades serão incrementadas como forma de conscientizar as pessoas para uma cultura de não violência nas vias públicas. Dentro destas ações, estão previstas: palestras, blitz educativas, oficinas, vivências, mesas redonda, roda de conversa, treinamento de pilotagem segurae blitz com fiscalização eletrônica.
Anualmente, as melhores ações das cidades brasileiras são celebradas num grande evento promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A capital potiguar tem um histórico de participações no Maio Amarelo, evento coordenado no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, e já levou importantes prêmios pelo conjunto de suas ações, entre eles um troféu Laço Amarelo pelo conjunto de ações e o prêmio de melhor anúncio na categoria Desafio Publicitário.

Comentários: