Aguarde, carregando...

Terça-feira, 18 de Agosto 2026
Rio Grande do Norte

Quedas domésticas mataram 49 idosos no Rio Grande do Norte em 2019

Índice é considerado alto pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Além disso, acidente pode deixar graves sequelas nos idosos que sobrevi

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Quedas domésticas mataram 49 idosos no Rio Grande do Norte em 2019
Serviço de Atendimento Domiciliar é um programa que presta ajuda a pacientes no RN. Foto: TV Ponta Negra/Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As quedas de idosos têm se tornado algo cada vez mais comum nos lares brasileiros. Acidentes no banheiro ou até mesmo desabando da cama podem causar fraturas graves e em alguns casos até a morte. De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), no Rio Grande do Norte, 49 idosos morreram em virtude de quedas em casa entre janeiro e maio de 2019. O índice de óbitos nesses casos é considerado alto.

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 30% dos idosos caem ao menos uma vez por ano. Entre os que possuem mais de 80 anos, esse número sobe para 40%. Em geral, 25% dos que caem precisam ser hospitalizados e, destes, apenas metade sobrevive após um ano da ocorrência.

O governo do estado oferece um Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) com ortopedistas e fisioterapeutas para garantir cuidados às pessoas idosas e alertar sobre o risco das quedas. Muitas vezes o perigo mora em casa. Nos lares dos idosos podem estar escondidas algumas armadilhas, como móveis que atrapalham a passagem, tapetes e pisos escorregadios.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: OP9

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )