Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
REDEC
REDEC

Saúde

Posso perder o p,ênis se não lavar? Veja tudo que é preciso para evitar câncer e outras doenças

A falta de higiene pode causar problemas sérios como o câncer de p,ênis e até amputação do órgão.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Posso perder o p,ênis se não lavar? Veja tudo que é preciso para evitar câncer e outras doenças
Foto/Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Lavar o rosto, escovar os dentes e higienizar as partes íntimas são ações fundamentais para manter a higiene do dia a dia. Parece óbvio, mas não é bem assim. Muitos homens desconhecem a importância de fazer a higiene íntima de forma correta. Às vezes, nem sabem QUAL é essa forma correta.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que cerca de 500 homens têm o órgão genital amputado por ano em decorrência do câncer de p,ênis. E qual a relação das amputações com a lavagem do órgão s€xual masculino? Toda. A má higiene é uma das principais causas deste tipo de câncer.

“O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de p,ênis, o que é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. A desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de p,ênis”, alerta o urologista Ubirajara Barroso Jr., especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia.

Publicidade

Leia Também:

"O câncer de p,ênis representa 2% de todos os cânceres em homens. Parece pouco, mas o Brasil é um dos campeões. Estamos disputando com Quênia, Uganda, Egito e Índia. E uma das formas de evitar, de prevenção é a limpeza correta do pênis", completa Rafael Neri, urologista especialista em cirurgias minimamente invasivas e cirurgia robótica.

Abaixo, nesta reportagem, veja a importância de lavar o p,ênis, como lavar e quais cuidados o homem deve ter com o órgão genital:

Quantas vezes lavar o p,ênis ao dia? Como lavar?
O que é o prepúcio?
Por que é importante deixar a área sempre seca?
Após o xixi, basta balançar o p,ênis?
E na hora do sexo? A limpeza vem antes ou depois?
Urina no sangue é normal?
Câncer de p,ênis: o que é e quais cuidados tomar?
Quais os sinais de alerta que o homem deve ficar de olho?
1. Quantas vezes lavar o p,ênis ao dia? Como lavar?
Por mais que pareça óbvio que devemos lavar as partes íntimas todos os dias, muitos homens não sabem da importância da higiene pessoal. Os urologistas creditam isso à falta de informação desde a infância.

“A mulher tem a cultura de procurar um ginecologista desde a adolescência. Isso não acontece com o homem. Recomendamos que o adolescente também precisa ir ao urologista, mas essa visita ocorre mais tarde. A higiene genital fica meio deixada de lado no homem”, diz Barroso.

Para Neri, os pais precisam conversar com os filhos e orientar sobre a forma correta de cuidar do p,ênis. Além disso, ele também acredita que o ideal é que o jovem deve visitar o urologista a partir da primeira relação s€xual. "Assim como ocorre com as mulheres, o jovem precisa visitar o urologista uma vez ao ano. Esse seria o ideal em termos de saúde pública, de educação."

Os urologistas explicam que a lavagem é simples e deve ser feita com água e sabão, na hora do banho mesmo. Para limpar o p,ênis, o homem precisa afastar o prepúcio e expor a cabeça do órgão, conhecida como glande.

“A urina embaixo da pele (prepúcio) é ácida e pode causar fibrose, inflamação. A lavagem feita com água e sabão salva todo o risco de ter um tumor de p,ênis ou doença mais grave. Também vale ressaltar que não é necessário lavar o p,ênis a cada micção ou passar alguma pomada, antisséptico”, orienta Barroso.

2. Mas o que é o prepúcio?

O prepúcio é a “capinha” que reveste o p,ênis. Ele tem a função inicial de proteger a glande, já que ela não está preparada. Quase todas as crianças quando nascem têm o prepúcio completamente aderido à cabeça do órgão. À medida que cresce, a pele vai amadurecendo e vai descolando. Esse descolamento vem junto com a abertura do prepúcio, permitindo a exposição da glande.

Se o descolamento não ocorrer, a proteção passa a ser um problema. “Eventualmente, essa capa não se descola. É o que chamamos de fimose e a pele precisa ser removida. Existe uma pomada que resolve 80% dos casos, mas outros 20% vão precisar de cirurgia”, orienta o urologista, que também é membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

A cirurgia é de baixa complexidade, mas precisa de indicação.

3 . Por que é importante deixar a área sempre seca?

Assim como a região íntima feminina, a masculina é muito sensível ao crescimento de fungos. Se você deixa a área úmida, automaticamente cria uma predisposição ao crescimento fúngico, o que pode gerar uma reação inflamatória, causando coceiras.

4. Após o xixi, basta balançar o pênis?

Os especialistas explicam que o homem precisa esperar sair a última gota, para que ela não fique “presa” no prepúcio.

“Tem homem que tem o jato urinário muito forte e a última gota sai segundos depois de acabar a urina. Mas também tem outros que demoram mais. Não tem como acelerar essa última gota, precisa esperar”, diz Ubirajara Barroso.

Além disso, na hora do xixi, é preciso puxar o prepúcio e expor a glande. “A urina tem que estar sob o campo de visão e aí ele vai perceber que saiu a última gota. É preciso esperar porque ela não vem associada à vontade de urinar. Precisa esperar e sacudir o p,ênis”, completa o urologista.

E atenção: não existe a necessidade de passar papel higiênico, lenço umedecido, algodão, segundo Rafael Neri.

Veja outras perguntas e respostas sobre o assunto direto do G1

Comentários:
REDECON
REDECON
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )