Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
REDECON
REDECON

Policial

Polícia Militar forma 1.014 novos soldados para atuarem na segurança do RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte formou, nesta sexta-feira (20), 1.014 novos soldados que irão reforçar o efetivo da segurança pública no esta

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Polícia Militar forma 1.014 novos soldados para atuarem na segurança do RN
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte formou, nesta sexta-feira (20), 1.014 novos soldados que irão reforçar o efetivo da segurança pública no estado potiguar. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções do Estado, em Natal, e marcou o encerramento do Curso de Formação de Praças (CFP/2020). A Corporação da PM estava há quase 10 anos sem receber uma nova turma. 

Devido à pandemia da covid-19, a formatura não contou com a presença de familiares, que acompanharam os seus parentes/soldados pela transmissão ao vivo. A governadora Fátima Bezerra esteve presente na solenidade e traduziu o espírito do momento. “Hoje é um dia especial para vocês, que oficialmente se integram às forças de segurança de nosso Estado nessa solenidade. Mas é especial, sobretudo, para a população do Rio Grande do Norte, que a partir de agora contará com mais agentes de segurança nas ruas”, afirmou.

Publicidade

Leia Também:

Na solenidade, acompanhada do coronel Alarico Azevedo, comandante geral da PM-RN, a governadora entregou a Medalha Tiradentes ao soldado PM José Murilo, aluno nº1 da “Turma Guardião da Sociedade”. Esta foi a primeira vez que uma turma de soldados recebeu essa medalha. A Turma teve carga horária de 1.430 horas/aula, num total de 240 dias letivos. O curso contemplou disciplinas que estão em consonância com os anseios da sociedade potiguar, tais como: direitos humanos, fundamentos jurídicos da atividade policial, abordagem policial, policiamento de eventos, atendimento pré-hospitalar, tiro policial, ordem unida, dentre outras disciplinas importantes do curso.

O comandante geral da PMRN, coronel Alarico, endereçou seu discurso à missão que os novos terão daqui para frente. “Quero dizer que me sinto muito honrado de recebê-los como Comandante Geral para que possamos, a partir de agora, trabalharmos e trazer mais tranquilidade para a sociedade. O que foi aprendido nos bancos escolares agora será doado à sociedade, através do trabalho de cada um”, disse o coronel Alarico Azevedo.

Os recrutas, antes mesmo de se formarem, já assumiram a primeira missão: garantir o reforço da segurança pública durante as Eleições 2020. Ele foram nomeados no dia 11 de novembro e atuaram poucos dias depois, no pleito do dia 15 de novembro. Até a incorporação da nova turma, a PM contava com 7,3 mil policiais. “Sem sacrifício não há benefício. Eu sei que os senhores se sacrificaram muito para chegar até aqui. Parabéns!”, concluiu o comandante, que comunicou que, até dezembro, todos serão distribuídos aos batalhões. 

CONCURSO
O último concurso de solados para a PM foi realizado em 2005. O atual certame foi iniciado em 2017, mas enfrentou uma série de entraves até chegar ao curso de formação, autorizado em janeiro de 2020 pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Administração (Sead) e o Comando da PM.

Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, o Governo confirmou que irá formar mais uma turma, com curso marcado para o início de 2021, com mais 340 homens e mulheres. 

Como forma de equiparar as chances nos próximos concursos, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria um quadro único de agentes na Polícia Militar, igualando as vagas destinadas para homens e mulheres. 

Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )