Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Notícias Saúde

Perde massa muscular? Nutricionista tira dúvidas sobre a dieta low carb

A especialista Valesca Trapp, do aplicativo Smartliv, responde perguntas sobre uma das dietas mais adotadas no Brasil

Perde massa muscular? Nutricionista tira dúvidas sobre a dieta low carb
Getty Images
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O cardápio – que permite as mais variadas proteínas – e a perda de peso rápida fizeram com que a dieta low carb se tornasse uma das favoritas entre quem está buscando o emagrecimento. Entretanto, como tudo que se populariza de maneira muito rápida, uma série de inverdades sobre o estilo alimentar se consolidou no imaginário das pessoas.

 

A nutricionista Valesca Trapp, do aplicativo Smartliv, explica que a low carb é um estilo alimentar no qual que se restringe – mas não se anula – o consumo de carboidratos. A metodologia funciona na tentativa de reduzir a formação de açúcares e de gordura no organismo.

No cardápio low carb, ovos, carnes de todos os tipos, castanhas, nozes, queijos, vegetais com menos carboidratos e frutas com menos açúcares são permitidos. Há ainda a presença de gorduras naturais como manteiga, azeite de oliva, óleo de coco e banha.

A especialista, formada na Universidade de Brasília, respondeu às dúvidas mais comuns sobre a low carb para orientar os que desejam conhecer mais sobre a dieta. Ela ressalta, entretanto, que antes de iniciar um regime de emagrecimento é importante consultar um profissional da área de saúde, seja um médico ou nutricionista, para adaptar as indicações ao caso particular.

1) Na dieta low carb não se pode ingerir carboidratos?

Mito. Na low carb, o que ocorre é a restrição de carboidrato e não a proibição. Valesca explica que, nessa estratégia, há uma redução significativa do consumo do carboidratos.

“A low carb, de maneira geral, implica na redução do consumo de carboidratos. Dentro do seu total de calorias, cerca de 45% serão proveniente de carboidratos. Isso não quer dizer você vai deixar de consumir carboidrato totalmente e também não quer dizer que você nunca mais vá comer carboidrato. É uma redução na quantidade de ingestão.”

2) Carne, ovo, queijos e castanhas são os únicos alimentos que se pode consumir na low carb?

Mito. A variação de alimentos no cardápio de uma dieta low carb é vasta. Nela é possível a combinação e a substituição de itens que facilitem o planejamento da mudança alimentar. De acordo com Valesca, há a necessidade de consumir outros alimentos durante uma dieta low carb.

“Mais importante do que elencar alimentos específicos, é lembrar que a low carb não é simplesmente consumir carne, ovo, queijos e castanhas. É muito importante que o consumo de vegetais e de frutas seja adequado também, para ter um aporte suficiente de vitaminas, minerais e fibras.”

FONTE/CRÉDITOS: metropoles
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!