Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 19 de Agosto 2026
Cidades

Nova Cruz e Goianinha estão entre os municípios do RN com risco alto de surto de dengue; Veja a lista

97 dos 167 municípios apresentam alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Nova Cruz e Goianinha estão entre os municípios do RN com risco alto de surto de dengue; Veja a lista
Foto/Reproducao
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No Rio Grande do Norte, 97 dos 167 municípios apresentam alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e podem registrar surtos de dengue, zika e chikungunya. O número representa 58% das cidades potiguares e, somando-se às 54 que apresentam risco médio, o percentual de municípios no estado que apresentam risco de surto ultrapassa os 90%.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, que revela que a incidência de casos de dengue no país entre janeiro e março subiu 339,9% em relação ao mesmo período de 2018. São 994 municípios brasileiros com alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e o Rio Grande do Norte apresenta uma média acima do percentual nacional que é de 20%.

O estado tem apenas 11 cidades com índices considerados satisfatórios. O ministério alertou hoje (30), em Brasília, para a necessidade de fortalecer ações de combate ao mosquito, mas avaliou que, mesmo com o aumento de casos de dengue, a taxa de incidência está dentro do esperado para o período e o país não está em situação de epidemia. O Ministério da Saúde admite, entretanto, que podem haver epidemias localizadas de dengue em alguns municípios.

Publicidade

Leia Também:

VEJA AQUI SE NA SUA CIDADE TEM ALTO RISCO DE SURTO:

Leia mais direto do Portal no Ar

FONTE/CRÉDITOS: Nova Cruz Oficial

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )