Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
JATOBÁ
JATOBÁ

Política

Notas & Informes: Fátima aparece com 35,8% e Fábio só tem 16,2%. Lula tem 53,3% no RN e Bolsonaro é citado por 31%

Divulgada ontem pelo Blog do BG, a nova pesquisa do Instituto Brâmane entrevistou 2 mil eleitores entre os dias 14 e 17 de junho no RN.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Notas & Informes: Fátima aparece com 35,8% e Fábio só tem 16,2%. Lula tem 53,3% no RN e Bolsonaro é citado por 31%
Reprodução: Instagram
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Divulgada ontem pelo Blog do BG, a nova pesquisa do Instituto Brâmane entrevistou 2 mil eleitores entre os dias 14 e 17 de junho no RN. A margem de erro é de 2,19 pontos, e o intervalo de confiança é de 95%. Os números de registro na Justiça Eleitoral são RN-03991/2022 e BR-02343/2022. Para o governo do Estado, a governadora Fátima Bezerra (PT) lidera com 35,8%. O mesmo Instituto já havia realizado outra pesquisa em maio, na qual Fátima aparecia com 31,4% das intenções de voto. Em relação à pesquisa anterior, houve um crescimento de 4,4 pontos na intenção de votos em Fátima Bezerra.

Com a mesma metodologia realizada na pesquisa passada, vem Fábio Dantas (Solidariedade), com 16,2% das intenções de voto (o dobro do último levantamento) e, em terceiro, o senador Styvenson Valentim (Podemos), com a preferência de 13,4% dos entrevistados. Outros nomes foram citados durante a pesquisa, porém eles não atingiram a margem de erro. A porcentagem de indecisos soma 19,5% e de votos brancos e nulos somam 11,6%.

No Rio Grande do Norte, o cenário para a presidência da República também não houve alterações. Lula (PT) aparece com 53,3% das intenções de votos, depois vem Bolsonaro (PL) com 31% e Ciro Gomes (PDT), com 5,1% em terceiro lugar. Outros nomes não atingiram a margem de erro de 2,19 pontos. Os indecisos somaram 5,4%, e brancos e nulos, atingiram a margem de 3,9%. Comparando a polarização potiguar, nem Fátima tem os 53,3% de Lula e nem Fábio ainda conseguiu os 31% de Bolsonaro. A oposição precisa crescer para mostrar força. As convenções estão chegando.

Publicidade

Leia Também:

AVALIAÇÃO

A avaliação administrativa dos governos estadual e federal, que nada mais é do que saber se o povo aprova ou não as gestões. No âmbito federal, a desaprovação do governo Jair Bolsonaro é de 61,3%. Já a aprovação é de 33,1%. Um total de 5,6% não soube responder. No âmbito estadual, o governo Fátima Bezerra tem desaprovação de 45,2% e aprovação de 43,4%. Outros 11,4% não souberam ou não opinaram ao questionamento.

SENADO

O instituto Brâmane mostra um cenário espontâneo para o Senado, que é aquele em que os eleitores não têm acesso a qualquer nome, e falam o primeiro que lhes vêm à cabeça, Carlos Eduardo (PDT) e Rogério Marinho (PL) estão praticamente empatados com menos de 1% de diferença. O ex-prefeito de Natal tem 13,7% das intenções de voto e Rogério Marinho tem 12,8%. O deputado federal Rafael Motta (PSB) aparece logo em seguida com 8,1% das intenções de voto. O senador Styvenson Valentim, que já é senador e que não disputará o pleito, ainda foi citado por 2,1%. Os demais nomes não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa. Os indecisos chegaram a 48,7%.

EMPATE

No cenário estimulado para o Senado, Carlos Eduardo e Rogério Marinho estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro amostral da pesquisa. Numericamente, o ex-prefeito de Natal tem 25,5% das intenções de voto e o ex-ministro de Bolsonaro tem 21,6%. Já o senador de Lula, Rafael Motta vem logo em seguida com 11,1% das intenções de voto. O ex-senador Ney Lopes (Brasil 35) aparece em quarto com 2,1% da preferência do eleitorado. Os demais nomes não atingiram a margem de erro. Indecisos corresponderam a 27% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 10,9%.

PRAZO

O Podemos no Rio Grande do Norte emitiu nota para negar que tenha dado ultimato para que o senador Styvenson Valentim defina se é candidato a governador. E decidiu esperar uma decisão do senador até o limite do prazo para a realização de convenções partidárias. De acordo com o calendário eleitoral de 2022, fixado pela resolução nº 23.674/2021, as convenções partidárias serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto.

ANDANÇAS

As visitas ao interior não têm empolgado a população para o crescimento do nome de Fábio Dantas para o Governo. Nem mesmo o Solidariedade caiu em campo. Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra não tem feito nada para Fábio. Nem as fotos do “Pingo do Mei Dia”, ele publicou nas redes sociais.

CRESCIMENTO

O nome que vem crescendo mais para o Senado é o de Rafael Motta. Esse conquistou alguns prefeitos e lideranças que não simpatizam com os nomes de Carlos Eduardo e Rogério Marinho. Ontem, dos 17 vereadores atualmente com mandato, 15 fecharam apoio ao projeto de Rafael Motta em São Gonçalo do Amarante. A senadora Zenaide Maia (Pros) e o ex-prefeito Jaime Calado (Republicanos) estão fechados com Rafael.

FONTE/CRÉDITOS: AGORA RN
Comentários:
REDEC
REDEC
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )