Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

No Rio, Ana Maria Machado encerra projeto Bienal Vai às Escolas

A escritora Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), encerrou hoje (16)
No Rio, Ana Maria Machado encerra projeto Bienal Vai às Escolas
Tânia Rêgo; Agência Brasil

OUVIR NOTÍCIA

A escritora Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), encerrou hoje (16) o Projeto Bienal Vai às Escolas, promovido pela primeira vez pela 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, com o objetivo de integrar autores e estudantes em sala de aula, para incentivar o gosto pela leitura. A escritora presidiu a ABL em 2011 e 2012 e comemora este ano 50 anos de carreira.  Promovida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal Rio será realizada no período de 30 deste mês a 8 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. Segundo os organizadores, a quantidade disponível de livros para venda nessa edição atinge 5,5 milhões, número semelhante ao da população da Finlândia.

Ana Maria se encontrou com alunos na faixa etária entre 5 e 10 anos da Escola Municipal Domingos Bebiano, localizada em Inhaúma, zona norte do Rio, com quem conversou sobre sua carreira como jornalista, professora e escritora, além da importância da leitura. A autora participou da primeira Bienal do Rio, quando ela foi realizada no Copacabana Palace Hotel. “Depois, ela foi ganhando espaço, ganhando importância. E a Bienal do Livro tem uma característica muito própria, que é uma abordagem voltada para a juventude, para as crianças. Sempre foi um lugar de azaração, de zoada. Está cheia de estudantes e adolescentes. É uma festa. Isso é muito bom e que continue assim”, disse às crianças.

Falou também do assédio do público em busca de seu autógrafo. “Eu nunca podia imaginar e até hoje me admiro disso ter acontecido”. Relatou que na última Bienal, ela foi procurada por um casal que pediu autógrafo para o filho. Nessa ocasião, constatou que todos os três carregavam o mesmo livro dela, em edições diferentes. “Cada um tinha lido em um momento e, agora, o filho estava lendo. Isso é uma coisa muito comovente. Eu fico emocionada. A gente não sabe bem o que dizer diante disso. A sensação é que é um presente da vida”.

Ana Maria salientou que as histórias são fundamentais para todo mundo, em todas as idades. “Quando não foram suficientemente abastecidas em crianças, as pessoas crescem e começam a inventar narrativas falsas”. Daí a importância da leitura para que as pessoas possam ter suas próprias visões dos assuntos abordados nos livros.

Projeto

O Projeto Bienal Vai às Escolas foi iniciado em julho passado, com a visita da jornalista e escritora Miriam Leitão à Escola de Desenvolvimento Infantil (EDI) Eu Sou, situada na Praça Seca, em Jacarepaguá, zona oeste da capital do estado. Ela contou histórias do seu livro A perigosa vida dos passarinhos pequenos para 120 crianças, com idade média de 5 anos. No mesmo mês, a autora Thalita Rebouças visitou o Colégio Bernardo de Vasconcellos, localizado na Vila Cruzeiro, Penha, zona norte da cidade, onde respondeu a perguntas dos adolescentes, fãs de seus livros.

No início de agosto, o projeto levou a atriz e autora Leticia Braga, de 14 anos, para um encontro com crianças com idades a partir de 8 anos da Escola Isaías Alves, em Guadalupe, zona norte da cidade. No dia 13, foi a vez da blogueira de economia Nathalia Arcuri que se encontrou com estudantes de 13 anos e 14 anos de idade da Escola Municipal Epitácio Pessoa, no Andaraí, zona norte do Rio.

A ideia, segundo expressou a diretora da Bienal, Tatiana Zaccaro, é que o evento seja uma plataforma de conhecimento e conteúdo, e também um local de aprendizado. Para isso, os organizadores da Bienal resolveram levar autores para uma troca de experiências nas escolas, provocando o envolvimento dos alunos com a Bienal antes de sua abertura oficial. Tatiana disse que o projeto deve continuar nos próximos dois anos até 2021, quando ocorrerá a 20ª edição da Bienal. O encontro de autores com estudantes das escolas do município é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte

Agência Brasil

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

Política
LIDERANÇAS, PROFECIAS E AMADORISMO PODERÃO MARCAR PLEITO DE 2020 EM GEORGINO AVELINO
LIDERANÇAS, PROFECIAS E AMADORISMO PODERÃO MARCAR PLEITO DE 2020 EM GEORGINO AVELINO
VISUALIZAR
Entretenimento
Solange Almeida exibe celulite ao posar de biquíni: "Perfeições já não enganam e não...
Solange Almeida exibe celulite ao posar de biquíni:
VISUALIZAR
Famosos
Anitta se assusta e foge após homem invadir palco de show no interior de SP
Anitta se assusta e foge após homem invadir palco de show no interior de SP
VISUALIZAR
NATAL RN
Jovem é encontrado morto amarrado pelo pescoço na Lagoa de Extremoz, RN
Jovem é encontrado morto amarrado pelo pescoço na Lagoa de Extremoz, RN
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
Novo tremor foi registrado em cidade potiguar
Novo tremor foi registrado em cidade potiguar
VISUALIZAR
BRASIL
Jogador de futebol é morto em SP após agredir homem que assediou a namorada dele
Jogador de futebol é morto em SP após agredir homem que assediou a namorada dele
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )