Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Notícias Educação

Natal retoma aulas presenciais para alunos do ensino fundamental: 'Alívio e gratidão', diz professora

Volta acontece de forma gradual. Durante a primeira semana, apenas 50% dos estudantes, cerca de 14 mil, voltam às 33 escolas.

Natal retoma aulas presenciais para alunos do ensino fundamental: 'Alívio e gratidão', diz professora
Natal retoma aulas presenciais para alunos do ensino fundamental — Foto: Carlos Dhanie/Inter TV Cabugi
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As aulas presenciais do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) na rede municipal de Natal são retomadas de forma gradual nesta quarta-feira (4). Durante a primeira semana, apenas 50% dos estudantes, cerca de 14 mil, voltam às 33 escolas.

A volta acontece de forma gradual depois de mais de 16 meses de suspensão das atividades presenciais.

Na Escola Municipal Laércio Fernandes, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, dos 752 alunos, 250 retornam às aulas neste primeiro momento.

"O sentimento, primeiro, é de alívio por estar retornando, por conseguir estar de volta. Depois, vem o sentimento de gratidão por a gente ter conseguido passar por esse momento tão difícil e estarmos conseguindo retornar", conta a professora Aparecida Campos.

A educadora reforça que os cuidados são essenciais neste momento. "Os cuidados são essenciais pra gente continuar. A gente percebe que até as crianças estão tendo esse cuidado, estão levando em consideração todas as orientações, porque todos queríamos votar", diz.

Natal retoma aulas presenciais para alunos do ensino fundamental — Foto: Carlos Dhaniel/Inter TV Cabugi

"Eu acredito que os pais estão muito ansiosos para ter esse retorno. Alguns estão apreensivos ainda, mas a maioria querendo voltar a ter a necessidade de estar na escola", relata a professora.

Seguindo o calendário da Secretaria Municipal de Educação, a volta presencial do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) está prevista para 25 de agosto.

 

Ensino infantil

 

A rede municipal de Natal retomou as aulas presenciais no ensino infantil no dia 14 de julho. O nível de ensino também está tendo revezamento de alunos: em uma semana, um grupo específico vai para as aulas presenciais e, na semana seguinte, a educação é remota, com outro grupo marcando presença na sala de aula.

 

As crianças receberam kits com produtos de higiene e prevenção, como máscaras e garrafas para evitar tomar água direto do bebedouro, além de novos fardamentos. Os protocolos de distanciamento também estão entre as obrigações.

 

 

Rede estadual

 

As escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte retomaram as aulas presenciais dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio no dia 26 de julho.

Esse retorno teve apenas um terço dos alunos nas aulas presenciais como medida de prevenção à Covid. A previsão é que o 6º e 7º ano voltem às aulas presenciais no dia 9 de agosto e o 8º e 9º ano no dia 23 de agosto.

A volta é híbrida e facultativa na rede estadual. Assim, os pais que preferirem que seus filhos não frequentem às escolas neste momento por receio de contaminação, terão o desejo respeitado e poderão seguir com o ensino remoto. O estado informou que mais de 550 escolas estão estruturadas com os protocolos de segurança contra Covid.

As escolas particulares de Natal estão autorizadas desde setembro de 2020 a funcionar com aulas presenciais em todos os níveis, desde que cumpram os protocolos necessários de segurança contra Covid e apresentem um selo de biossegurança. As aulas chegaram a ser suspensas novamente em fevereiro deste ano por conta da piora nos índices da pandemia no estado, mas já estão autorizadas.

FONTE/CRÉDITOS: G1 RN
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!