Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
REDECON
REDECON

Mundo

Ministério da Agricultura monitora avanço de nuvem de gafanhotos

Região Sul do Brasil em alerta Nuvem deve seguir para o Uruguai

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Ministério da Agricultura monitora avanço de nuvem de gafanhotos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está monitorando o avanço da nuvem de gafanhotos que atingiu a Argentina e está próxima da fronteira com o Rio Grande do Sul.

Em 1 comunicado emitido nesta 3ª feira (23.jun.2020), a pasta explica que a praga deve seguir para o Uruguai. No entanto, por conta da proximidade com o Brasil, o órgão “emitiu alerta para as Superintendências Federais de Agricultura, com vistas aos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária para que sejam tomadas as medidas cabíveis de monitoramento e orientação aos agricultores da região, em especial no estado do Rio Grande do Sul, para a adoção eventual de medidas de controle da praga caso esta nuvem ingresse em território brasileiro“.

Segundo o ministério, os gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata causaram perdas às lavouras de arroz nas décadas de 1930 e 1940. Depois desse período, têm permanecido em uma fase chamada de “isolada” (sem a formação de nuvens), que não causa danos à agricultura.

Publicidade

Leia Também:

No comunicado, a pasta diz que “os fatores que levaram ao ressurgimento desta praga em sua fase mais agressiva na região estão sendo ainda avaliados pelos especialistas e podem estar relacionados a uma conjunção de fatores climáticos, como temperatura, índice pluviométrico e dinâmica dos ventos“.

FONTE/CRÉDITOS: poder 360
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )