Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lançou a campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue. A ação reuniu mais de 50 homens e mulheres da Associação dos Doadores de Sangue e Medula Óssea do Rio Grande do Norte (Adosan) participaram do “Dia D” no Centro de Doação de Sangue – Hemovida, em Natal. A expectativa da campanha “Doe sangue hoje – você não deixaria alguém que você ama esperar” é que esses números sejam ampliados nos próximos dias. A campanha foi lançada essa semana, em alusão ao dia 14 de junho, Dia Mundial da Doação de Sangue, que marca o calendário pela educação, conscientização e incentivo a doação de sangue. O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, entende que a Casa Legislativa precisa estar perto da população e por isso, promove campanhas que aproximam o cidadão das questões mais importantes da sociedade. “Os estoques de doação de sangue caíram 70% provocando um colapso na rede de saúde. Isso é a realidade da rede pública e privada também. Falta sangue para pacientes de todas as idades em procedimentos cirúrgicos e tratamentos de patologias de saúde que precisam de transfusão de sangue em todo o Estado”, argumenta o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB). O presidente da Assembleia destaca, ainda, a importância de ações efetivas para a sociedade. “Incentivamos ações como o Dia D de doação de sangue por entender ser fundamental além da campanha de conscientização, incentivarmos as pessoas ao ato de doar”, argumenta. Há 37 anos, o recordista de doações de sangue do mundo, Paulo Neris, iniciava a construção da sua trajetória como doador. Hoje, a associação que ele fundou, a Adosan tem mais de 30 mil doadores de sangue cadastramos. “Hoje mais de 50 pessoas da Adosan estão aqui para doar. Ter a Assembleia Legislativa na causa da doação incentivando e conscientizando a população sobre a importância de doar é engrandecedor. No momento em que estamos vivendo, essa ação do Legislativo vem ajudar a salvar milhares de vida”, disse o presidente da Adosan, Paulo Neris – que na próxima segunda-feira 14, Dia Mundial da Doação de Sangue, irá superar o recorde mundial (dele mesmo) ao completar a sua 317 doação de sangue. Em razão da pandemia da Covid-19 que provocou, no último ano, o distanciamento social entre pessoas, os estoques de sangue estão em baixa, em média de 70%, dado surpreendente que impulsionou a Assembleia Legislativa a levantar o tema na sociedade. De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a mulher pode doar a cada três meses e o homem a cada dois meses. De acordo com a porta voz do Hemovida, a assistente social do Hemovida, Ângela Cely, a ação da Assembleia Legislativa provoca na sociedade a consciência da doação de sangue, no momento mais crítico da saúde do RN. “Hoje, por exemplo, o nosso estoque está com apenas 50% de sua capacidade e um incentivo como esse ajuda a manter nossa missão que é salvar vidas”, ressaltou. O “Dia D” de doação de sangue, reuniu doadores dos municípios de Tangará, Goianinha, Canguaretama, Pedro Velho e Alto do Rodrigues, como o motorista Ivo de Aquino Rocha, 52 anos, que veio trazendo o grupo de Alto do Rodrigues e decidiu doar pela primeira vez. “Essa é uma forma de ajudar ao próximo. Vou fazer a experiência, se Deus quiser vou ficar doando sempre que puder”, frisou. A necessidade de doação de sangue no Brasil é alarmante: a cada 15 minutos, uma pessoa precisa de sangue. E no período de pandemia, a realidade piorou pelos cuidados com as pessoas em ficar em casa e ainda procurar centros de doação de sangue. “Precisamos conscientizar e mobilizar as pessoas para o ato fundamental de doar sangue. O nosso alerta é para a doação de sangue hoje”, comenta o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira. Na ocasião, a equipe médica do Hemovida entregou uma placa ao fundador da Adosan, Paulo Neris, em homenagem ao 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.
Comentários: