Aguarde, carregando...

Domingo, 16 de Agosto 2026
Saúde

Levantamento mostra que mulheres sofrem mais com hipertensão. Entenda

Especialista destaca importância do diagnóstico precoce para o controle da pressão alta, condição de saúde associada a doenças cardíacas

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Levantamento mostra que mulheres sofrem mais com hipertensão. Entenda
Foto Metrópoles
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença que afeta cerca de 30% da população brasileira, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Um dos fatores de risco para o problema de saúde é o envelhecimento, mas jovens e crianças também podem ter pressão alta.

O cardiologista Antônio Machado Netto, da rede de clínicas Dr.Consulta, alerta para a importância de check ups periódicos que incluam avaliações de pressão. De acordo com a base de dados da rede de clínicas, as mulheres representam 74,2% dos que marcaram atendimento com cardiologistas, enquanto os homens totalizaram 25,8%. No mesmo período, do total de diagnósticos de hipertensão, 78,5% foram feitos em mulheres e 21,5%, em homens.

“A diferença de diagnósticos acontece por elas serem mais prudentes em relação à própria saúde. A mulher na terceira idade tem, estatisticamente, mais hipertensão do que o homem na mesma faixa etária, mas tem a vantagem de cuidar mais da saúde e visitar o médico com maior regularidade, o que auxilia no tratamento e na prevenção”, explica o cardiologista.

Publicidade

Leia Também:

Nas mulheres, a prevalência de pressão alta aumenta significativamente após os 50 anos, a mudança está relacionada com a menopausa, quando ocorre queda do hormônio estrogênio.

Além disso e da maior frequência delas nas consultas, há suspeitas de que o uso da pílula anticoncepcional, assim como obesidade, sedentarismo, estresse, comida gordurosa e com alto teor de sal, estejam contribuindo para o crescimento de diagnósticos de pressão alta entre as mulheres.

FONTE/CRÉDITOS: Metrópoles

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR