Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Agosto 2026
Coronavírus

Hospital Giselda Trigueiro recebe novos respiradores

O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) recebeu nesta segunda-feira (15) sete novos respiradores que serão destinados ao reforço das unidades de terapia in

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Hospital Giselda Trigueiro recebe novos respiradores
Foto: Divulgação/Sesap-RN
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) recebeu nesta segunda-feira (15) sete novos respiradores que serão destinados ao reforço das unidades de terapia intensiva, atendendo os casos graves em uma das principais unidades hospitalares do Rio Grande do Norte.

Os equipamentos foram desenvolvidos pelo projeto Inspire da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e estão sendo entregues ao Giselda Trigueiro dentro de um acordo de colaboração técnico-científica entre a instituição de ensino e o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Também integram a parceria entidades como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Marinha do Brasil.

Os respiradores do projeto Inspire serão mantidos no HGT por pelo menos um ano, como parte da pesquisa aplicada em campo do equipamento, que já está sendo utilizado em outros locais, como Manaus-AM. O ventilador para suporte respiratório tem o uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde agosto do ano passado.

Publicidade

Leia Também:

Durante esta semana, os profissionais do Giselda Trigueiro passarão por um treinamento para a utilização do novo respirador, sob a coordenação da professora Shirley Campos, da UFPE.

O acordo inclui ainda a possibilidade de doação ao Giselda Trigueiro de aparelhos que venham a ser desenvolvidos futuramente com base no ventilador Inspire e compartilhamento do conhecimento técnico apurado durante a pesquisa.

O respirador criado pelo projeto da USP é fabricado no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e custa cerca de R$ 4 mil, valor bem abaixo da média de mercado dos aparelhos similares. O desenvolvimento do equipamento no projeto Inspire contou com a participação de aproximadamente 200 pesquisadores, que trabalharam durante quatro meses para criar o aparelho.

 

 
FONTE/CRÉDITOS: Portal da Tropical

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR