Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
REDECON
REDECON

Saúde

Hospital das Clínicas pesquisa contato de funcionários com coronavírus

Estudo mostra que 13% não apresentaram sintomas de covid-19

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Hospital das Clínicas pesquisa contato de funcionários com coronavírus
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Resultados preliminares de um estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostram que 13% dos funcionários que não tiveram sintomas de covid-19 tiveram contato com o novo coronavírus, causador da doença.

Já foram feitos 4,5 mil exames sorológicos, que indicam a presença de anticorpos contra o vírus. Até a próxima semana, todos os 6 mil funcionários do hospital devem ter sido testados. Depois disso, os trabalhadores que apresentaram resultado negativo para o contato com o vírus continuarão a ser submetidos a testes, como forma de acompanhar a circulação da doença, explicou a coordenadora da pesquisa, Silvia Figueiredo Costa.

Haverá ainda cruzamento de dados sobre a prevalência dos casos de covid-19 nos bairros da capital paulista e os locais de residência dos funcionários que tiveram contato com o vírus. “Olhar se algum bairro teve um número mais elevado de profissionais de saúde positivos [para coronavírus]”, ressaltou Silvia, que é professora Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.

Publicidade

Leia Também:

A partir de um questionário, o estudo também vai comparar o número de casos positivos com os meios de transporte usados pelos trabalhadores. As pessoas que vivem na mesma residência dos profissionais que tiveram contato com coronavírus também serão testadas, para ver se houve transmissão domiciliar. Segundo a coordenadora da pesquisa, são investigadas as hipóteses tanto dos profissionais terem se contaminado no hospital, como também na própria casa ou na região onde vivem.

De acordo com Silvia, ainda há poucas informações sobre até que ponto os anticorpos contra o novo coronavírus representam, em algum grau, imunidade contra a doença. “Não tem como saber por quanto tempo a pessoa vai estar protegido e qual vai ser a proteção. Se for exposta ao vírus, vai ter uma forma mais leve, ou nenhuma manifestação clínica”,afirmou.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )