Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
REDECON
REDECON

Saúde

Homem morre após contrair “ameba comedora de cérebro” ao lavar o rosto

A ameba “comedora de cérebro” provoca uma doença chamada de meningoencefalite amebiana primária

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Homem morre após contrair “ameba comedora de cérebro” ao lavar o rosto
Foto/Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um morador do sul da Flórida, nos Estados Unidos, morreu de uma infecção causada pela ameba Nagleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro”, na sexta-feira (20/2), após enxaguar o rosto e o nariz com água da torneira. O caso foi relato pelo jornal Fox 4, dos EUA.

O homem, que não teve o nome revelado, morreu três dias antes de o departamento de saúde da região emitir um alerta público sobre a infecção causada pela ameba, um microrganismo que vive em ambientes úmidos.

Segundo as autoridades de saúde, a infecção pela Nagleria fowleri é bastante rara e só ocorre quando a água contaminada entra pelo nariz do indivíduo. A ingestão de líquido contaminado pela ameba não acarreta em problemas de saúde graves.

Publicidade

Leia Também:

A ameba “comedora de cérebro” provoca uma doença chamada de meningoencefalite amebiana primária (PAM) e, por enquanto, não há nenhum tratamento eficaz para o problema. A mesma infecção afetou uma criança de 13 anos chamada Caleb Ziegelbauer, no verão passado, também na Flórida. O menino segue em processo de recuperação.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC), a infecção provocada pelo microrganismo mata mais de 97% das pessoas que a contraem. Dos 154 indivíduos que foram infectados nos Estados Unidos, entre 1962 e 2021, apenas quatro pacientes sobreviveram.

“A ameba é encontrada em fontes termais, em água morna, lagos e também pode estar presente em tanques de água quente e, em alguns casos muito raros, na água que sai da torneira”, disse Eric Milbrandt, diretor do laboratório marinho da Sanibel-Captiva, para a Fox 4.

Metrópoles 

FONTE/CRÉDITOS: Diario VIP
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )