Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Governo do RN investe na Rede de Saúde da Pessoa com Deficiência

Estado, que foi o primeiro do Nordeste a aderir ao Plano Nacional de Direitos, oferece reabilitação auditiva, física, intelectual
Governo do RN investe na Rede de Saúde da Pessoa com Deficiência
Consolidação da rede veio para facilitar o acesso da população a serviços especializados

OUVIR NOTÍCIA

Estado, que foi o primeiro do Nordeste a aderir ao Plano Nacional de Direitos, oferece reabilitação auditiva, física, intelectual e/ou visual para pacientes

O Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado do Nordeste a aderir ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), em maio de 2012, e desde então vem concentrando esforços na implantação da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCSPD), com o objetivo de promover o direito à cidadania, à inclusão e à autonomia de todas as pessoas com deficiência no estado.

Dentro da rede, destacam-se a Oficina Ortopédica Fixa, localizada em Pau dos Ferros, e os nove Centros Especializados em Reabilitação (CER), que consistem em pontos de atenção ambulatorial especializados em reabilitação, realizando diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva nas modalidades de reabilitação auditiva, física, intelectual e/ou visual.

De acordo com Marilene Soares, coordenadora da RCSPD no Estado, a consolidação da rede veio para facilitar o acesso da população potiguar aos serviços especializados ofertados às pessoas com deficiência.  “O atendimento normalmente ocorria de forma fragmentada e sem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Hoje, os CERs dão esse apoio para que todos tenham o acompanhamento em um só lugar e de maneira mais humanizada e eficaz”, disse.

Na primeira região de saúde, o CER está localizado em São José de Mipibu (nível III); na segunda, no município de Areia Branca (nível II); na terceira região, o CER fica em Guamaré (nível II); na quarta, em Caicó (nível III); na quinta, em Santa Cruz (nível II); já na sexta região de saúde, o CER localiza-se em Pau dos Ferros (nível II); e na sétima região de saúde estão localizados dois CERs em Natal (Clínica Heitor Carrilho, nível II, e CRI, nível III) e um em Macaíba (nível III). Ressalta-se que estão em construção três novos CER no Estado: em Parnamirim (nível III), São Gonçalo do Amarante (nível III) e Mossoró (nível IV).

Vale salientar que, exceto pelo CRI/CRA, os CER são gerenciados pelos municípios em que se localizam. O Estado é responsável pelo acompanhamento da implantação e implementação da rede e o monitoramento das ações desenvolvidas.  “Por meio da RCSPD orientamos como o processo é feito. Realizamos treinamentos, capacitações dos profissionais e promovemos encontros mensais, compartilhando as dificuldades enfrentadas para solucioná-las”, concluiu Marilene.

Fonte

Sesap

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

BRASIL
Roberto Leal, cantor português, morre aos 67 anos em SP
Roberto Leal, cantor português, morre aos 67 anos em SP
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
Governo do RN convoca 117 professores de Libras aprovados em concurso
Governo do RN convoca 117 professores de Libras aprovados em concurso
VISUALIZAR
Esportes
Após quase perder evento, Ítalo Ferreira vence no Japão com 10 na final, e Brasil é ouro...
Após quase perder evento, Ítalo Ferreira vence no Japão com 10 na final, e Brasil é ouro em equipes
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
Cajueiro de Pirangi promove exposição de rosas do deserto, cactos e suculentas na Grande...
Cajueiro de Pirangi promove exposição de rosas do deserto, cactos e suculentas na Grande Natal
VISUALIZAR
Política
LIDERANÇAS, PROFECIAS E AMADORISMO PODERÃO MARCAR PLEITO DE 2020 EM GEORGINO AVELINO
LIDERANÇAS, PROFECIAS E AMADORISMO PODERÃO MARCAR PLEITO DE 2020 EM GEORGINO AVELINO
VISUALIZAR
Entretenimento
Solange Almeida exibe celulite ao posar de biquíni: "Perfeições já não enganam e não...
Solange Almeida exibe celulite ao posar de biquíni:
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )