Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
REDEC
REDEC

Saúde

Exames iniciais confirmam primeiro caso de sarampo em criança no RN em 2019

Criança de 1 ano e seis meses está internada no Hospital Maria Alice Fernandes desde domingo (11).

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Exames iniciais confirmam primeiro caso de sarampo em criança no RN em 2019
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um exame confirmou o primeiro caso de sarampo em criança no Rio Grande do Norte em 2019. A criança - de 1 anos e 6 meses - foi internada no Hospital Maria Alice Fernandes, Zona Norte de Natal, no domingo (11). O resultado exame que confirmou a doença saiu na noite desta terça-feira (13).

A criança veio de Tibau do Sul, município no litoral Sul do RN, e estaria com a vacinação atrasada. Ela deu entrada no hospital com erupções vermelhas na pele, febre e tosse. O exame detectou anticorpo IgM específico para vírus do sarampo.

Todos os profissionais que tiveram contato com a criança passaram pelo "bloqueio vacinal" - que consiste na imunização de pessoas que tiveram ou poderiam ter algum tipo de contato com o paciente. O bloqueio vacinal é a forma sugerida pelo Manual da Vigilância do Ministério da Saúde para evitar a proliferação da doença.

No final de julho um homem foi diagnosticado com sarampo em Natal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele mora na capital potiguar, mas teria sido contaminado em viagem a São Paulo. A cidade não registrava um caso de sarampo há 19 anos.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública emitiu uma recomendação no início de agosto de que crianças de seis a onze meses de idade que vão viajar para estados com casos confirmados de sarampo devem tomar a vacina Tríplice Viral, ao menos 15 dias antes da viagem.

 

Sarampo no Brasil

 

Desde a primeira semana de 2019, o Brasil registrou 1.388 casos confirmados de sarampo. 95,2% destes casos ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná. De acordo com o Ministério da Saúde, 53 cidades do país estão com surto da doença.

Em março, o Brasil perdeu o certificado de erradicação da doençaconcedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  â?? Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

 

FONTE/CRÉDITOS: G1 RN
Comentários:
REDECON
REDECON
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )