Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Segunda-feira, 25 de Maio de 2026
JATOBÁ
JATOBÁ

Nordeste

Esquadrão da base aérea de Natal resgata homem com suspeita de AVC em navio em alto-mar

Tripulante foi resgatado em após içamento com o uso de um guincho.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Esquadrão da base aérea de Natal resgata homem com suspeita de AVC em navio em alto-mar
Resgate aconteceu nesta terça-feira (12) em alto-mar — Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 Helicóptero pousou em seguida em Fortaleza para que homem pudesse receber atendimento médico.

O Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal, resgatou nesta terça-feira (12) um homem com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC) de um navio panamenho em alto-mar. A embarcação seguia do Brasil para os Estado Unidos.

Os primeiros contatos do navio com os órgãos do sistema de busca e salvamento foram realizados na manhã desta terça (12).

Publicidade

Leia Também:

O comando de operações aeroespaciais, organização da Força Aérea Brasileira (FAB), acionou o esquadrão potiguar após o contato inicial do centro de salvamento aéreo de Recife.

A embarcação estava navegando a cerca de 60 milhas náuticas à noroeste de Fortaleza e a aproximadamente 258 milhas de Natal.
De acordo com o tenente-coronel aviador Wankley Lima de Oliveira, comandante do Esquadrão Falcão, as capacidades operacionais da aeronave H-36 (Caracal), como raio de ação e capacidade de carga, permitem ao Esquadrão realizar resgate em locais distantes dos aeródromos de apoio com segurança e rapidez, o que é fundamental para a atividade de busca e salvamento.

Resgate
A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN), onde fica a Base Aérea de Natal, às 10h25h e seguiu para efetuar o resgate do tripulante por meio de um içamento com o uso de um guincho de resgate.

Após o içamento da vítima, a aeronave prosseguiu para Fortaleza, onde pousou às 12h40.

Resgate de esquadrão potiguar a homem com suspeita de AVC — Foto: Divulgação

Resgate de esquadrão potiguar a homem com suspeita de AVC — Foto: Divulgação

O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os Homens de Resgate, como são chamados os profissionais de salvamento, desceram até o convés do navio e içaram a vítima com uso de um triângulo de resgate.

A tripulação do helicóptero era formada por nove militares - sendo três pilotos, dois operadores de equipamentos, três homens de resgate e uma médica.
O sargento Aldecy Silva Oliveira, que é Homem de Resgate, explicou que a equipe realiza treinamentos com navios do 3º Distrito Naval, em Natal, o que dá confiança na tripulação para realizar esse tipo de missão.

“A confiança dos membros da tripulação de resgate é fundamental para o sucesso da missão”, disse.

FONTE/CRÉDITOS: g1 rn
Comentários:
REDECON
REDECON
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )