Aguarde, carregando...

Domingo, 04 de Outubro 2026
Política

Deputados federais tomam posse hoje, e Lira pode ser reeleito presidente com votação histórica

No Rio Grande do Norte, tomarão posse quatro novos deputados

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Deputados federais tomam posse hoje, e Lira pode ser reeleito presidente com votação histórica
Fernando Mineiro - Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse nesta quarta-feira (1º) em sessão marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

 

No Rio Grande do Norte, tomarão posse quatro novos deputados: Fernando Mineiro (PT), Paulinho Freire (União Brasil), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL). Eles se juntarão aos deputados reeleitos Benes Leocádio (União Brasil), General Girão(PL), João Maia (PL) e Natália Bonavides (PT).

Pela tarde, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Publicidade

Leia Também:

Dois deputados estão na disputa: Arthur Lira (PP-AL), que é candidato à reeleição, e Chico Alencar (PSOL-RJ). O atual presidente é franco favorito e caminha para ter uma das maiores votações da história na Câmara. Ele já tem apoio de 20 partidos. Todos os deputados do RN deverão votar em Lira.

 

O recorde de votação para presidente da Câmara, desde a redemocratização, é de 434 votos. Dois deputados chegaram à presidência da Câmara com esse número: Ibsen Pinheiro (então PMDB), em 1991, e João Paulo Cunha (PT), em 2003.

Em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (31), Arthur Lira afirmou que a composição de sua chapa pela reeleição é um gesto de “pacificação” por incluir partidos “antagônicos”. A chapa reúne PT e PL, as duas maiores bancadas da Casa, além de Republicanos, União Brasil, MDB e PSD.

“Eu penso que nesse momento, a Câmara, se une administrativamente num gesto claro para o Brasil, num esforço de todos os líderes e partidos que são antagônicos, que são diferentes, que são distintos, e que farão um gesto de início de pacificação”, declarou o atual presidente.

 

Na mesma entrevista, o presidente da Câmara negou já ter feito críticas “pessoas e políticas” ao presidente Lula (PT). Afirmou ter atualmente uma relação “tranquila” com o chefe do Executivo.

Bancada do RN

NOVATOS
Fernando Mineiro (PT)
Paulinho Freire (União Brasil)
Robinson Faria (PL)
Sargento Gonçalves (PL)

 

REELEITOS:
Benes Leocádio (União Brasil)
General Girão(PL)
João Maia (PL)
Natália Bonavides (PT)

FONTE/CRÉDITOS: AGORA RN

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR