Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
JATOBÁ
JATOBÁ

Política

Datafolha: 71% estão totalmente decididos sobre voto para presidente

Entre os que declaram voto em Lula, 79% dizem estar totalmente decididos e 20% podem mudar.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Datafolha: 71% estão totalmente decididos sobre voto para presidente
Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Entre os que declaram voto em Lula, 79% dizem estar totalmente decididos e 20% podem mudar. Para Bolsonaro, os índices são de 79% e 21%. Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB) demonstram que ainda podem trocar de candidato

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira 29, mostra que 71% dos eleitores dizem estar totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 28% declaram que ainda podem mudar. Os eleitores mais convictos são os que pretendem votar no ex-presidente Lula, candidato pelo PT, e no atual presidente, Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL.

Entre os que declaram voto em Lula, 79% dizem estar totalmente decididos e 20% podem mudar. Para Bolsonaro, os índices são de 79% e 21%. Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB) demonstram que ainda podem trocar de candidato.

Publicidade

Leia Também:

Entre os que escolheram Ciro, 34% afirmam estar totalmente decididos e 65% podem mudar. Entre os eleitores de Tebet, esses números são 39% e 59%, respectivamente.

Os quatro candidatos (Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet) são os que mais têm intenção de voto dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). No primeiro turno, Lula tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro, 29%; Ciro, 8%; e Simone, 2%.

Lula tem percentual suficiente para vencer no primeiro turno

A pesquisa Datafolha mostrou Bolsonaro em segundo lugar na disputa ao Planalto, com 28%, enquanto o líder na pesquisa, Lula, acumula 47%, percentual suficiente para vencer no primeiro turno, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 42% da preferência dos entrevistados. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou um aumento de um ponto percentual em relação ao último levantamento e aparece em segundo lugar com 29%.
A sondagem é a primeira do Instituto Datafolha a ser feita após a aprovação da proposta de emenda à Constituição 1/2022, conhecida como PEC dos Auxílios, que prevê o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e uma série de benefícios para outros setores de trabalhadores, e a queda no preço dos combustíveis — que se mantém abaixo de R$ 6 desde 11 de julho.

O levantamento contratado e divulgado pelo jornal “Folha de S.Paulo” ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta 27 e quinta 28. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.

LULA VENCERIA NO SEGUNDO TURNO. A pesquisa Datafolha revela os índices de intenção de voto para um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2022. Lula tem 55% das intenções de voto e Bolsonaro, 35%. Votos brancos e nulos são 7%, enquanto 2% dizem estar indecisos. Na pesquisa anterior, feita entre 22 e 23 de julho, o ex-presidente tinha 57% e o atual mandatário 34%. Brancos e nulos eram 8% e somente 1% disse não saber em quem votar.

Segundo o instituto, Lula vai melhor entre aqueles que chegaram até o ensino fundamental — 64% a 40%. Esse segmento representa 32% da população brasileira. O ex-presidente também tem melhor resultado entre os mais pobres, 63% a 29%, grupo que representa 53% dos entrevistados. Lula também tem um melhor resultado no Nordeste, onde moram 27% dos brasileiros. Na região, ele ganha de Bolsonaro por 67% a 28%.

45% reprovam o atual governo federal; aprovação é de 28%

O levantamento do Instituto Datafolha mostrou que 45% dos entrevistados consideram o governo de Jair Bolsonaro ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, em junho, o índice de reprovação era de 47%. A oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2% para mais ou para menos. Outros 28% aprovam a gestão.
O melhor desempenho de Bolsonaro se dá entre aqueles que recebem entre cinco a 10 salários mínimos e evangélicos – ambos com 37% de aprovação. O pior, entre os nordestinos, com 49% de rejeição.
Bolsonaro segue como presidente com a pior avaliação em igual tempo de mandato entre todos os presidentes eleitos após a redemocratização do país.
Em julho de 1998, Fernando Henrique Cardoso tinha 38% de aprovação e 19% de reprovação. Em julho de 2006, Lula tinha 38% de aprovação e 21% de rejeição. Dilma Rousseff (PT), em 2014, tinha 32% de aprovação e 29% de rejeição. FHC, Lula e Dilma se reelegeram.

73% do eleitorado diz que há corrupção na gestão Bolsonaro

A pesquisa mostrou que 73% do eleitorado acredita que existe corrupção no governo de Jair Bolsonaro (PL). A avaliação é pior entre quem reprova (94%) o governo, mas também apresenta um alto índice entre os jovens (86%).
Apesar do chefe do Executivo ter se enrolado com a principal bandeira da campanha de 2018 — o combate à corrupção —, as eleições deste ano não devem ter o tema entre as prioridades. A saúde é a principal preocupação de 20% dos brasileiros, principalmente após a pandemia da covid-19, onde o presidente Bolsonaro enfrentou diversas avaliações negativas — inclusive o desgaste eleitoral de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal sobre o tema.

A economia foi apontada como a principal preocupação para 13% do eleitorado. Em seguida aparecem o desemprego (10%), a fome/miséria (10%) e inflação (9%). Outro ponto sensível para Bolsonaro, a educação — área onde recentemente explodiu o escândalo de corrupção no MEC — é o tema prioritário de 9% do eleitorado. A violência urbana, outra bandeira forte do presidente, é o tema apontado por 6%.l

FONTE/CRÉDITOS: Agora rn
Comentários:
REDECON
REDECON
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )