Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

CRB e CSA decidem título do Alagoano pela quarta vez consecutiva

Primeira partida será realizada neste domingo. Na última decisão, Azulão levou a melhor em cima do Galo e consagrou-se campeão alagoano
CRB e CSA decidem título do Alagoano pela quarta vez consecutiva
Clássico das multidões será no Rei Pelé. RCortez/CSA/Divulgação

OUVIR NOTÍCIA

Pela quarta vez consecutiva, CRB e CSA decidem a final do Campeonato Alagoano no Clássico das Multidões. Desde 2016 que os clubes se enfrentam no maior palco do futebol alagoano, o Estádio Rei Pelé, na disputa pela taça do Estadual. Na última vez, o Azulão levou a melhor em cima do maior rival e se consagrou campeão, quebrando uma sequência de três títulos do Galo.

A primeira partida da decisão deste ano será realizada neste domingo (14) e a segunda no próximo dia (21), ambas no Trapichão, às 16h. Este ano, nas quatro vezes em que as equipes se enfrentaram, tanto pelo Alagoano quanto pela Copa do Nordeste, o placar ficou no 0 a 0.

Números das retrospectivas das finais disputadas entre os dois clubes favorecem o CRB e podem trazer esperanças ao torcedor regatiano. Isso porque nos anos de 2016 e 2017, o Galo levou a melhor sobre o Azulão e levantou três vezes seguidas a taça, consagrando-se tricampeão. Já que em 2015 o CRB tinha sido campeão alagoano em cima do Coruripe. No entanto, em 2018, o CSA estava embalado com os dois acessos consecutivos no Campeonato Brasileiro, e derrotou o CRB no jogo da volta por 2 a 0. Nessa ocasião, o CRB tinha ganho a primeira partida por 1 a 0 e contava com a vantagem de um empate.

No primeiro jogo da disputa do Alagoano 2019, o mando de campo será do atual campeão alagoano, o CSA, uma vez que o vice-campeão, o CRB, teve campanha melhor na competição e se classificou em primeiro lugar, conquistando o direito de decidir a grande final com o apoio da torcida alvirrubra. O clube mandante terá 70% dos ingressos e o visitante 30% para evitar maiores confrontos entre as torcidas adversárias. A divisão da arquibancada foi determinada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) e é válida para os dois jogos da decisão.

Para o Azulão, a estreia no Alagoano não foi como a diretoria e torcedores esperavam. O time perdeu para o Dimensão Capela por 1 a 0. Após isso, os resultados não foram convincentes e a equipe viveu altos e baixos ao longo do início da temporada.

Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e não desbancava na Copa do Nordeste, onde chegou até às quartas de final. Com os maus resultados, a saída de Marcelo Cabo do comando do CSA chegou a ser cogitada entre os torcedores e a imprensa alagoana, mas a diretoria azulina firmou a permanência de Cabo no clube até o fim do contrato.

O time azulino chegou a assumir a liderança do Alagoano em alguns rodadas, mas na reta final acabou vacilando e terminou a primeira fase da competição em segundo lugar. Nas semifinais enfrentou o Coruripe, onde ganhou o primeiro jogo por 6 a 2, em uma virada histórica após começar perdendo por 2 a 0. Pela partida de volta, Azulão e Hulk ficaram no empate, garantido a classificação do CSA para a final do Estadual pela quarta vez seguida.

No outro lado do campo, temos o CRB, que vai disputar a decisão do Alagoano pela oitava vez seguida, além de está de comando novo, após a saída de Roberto Fernandes. O treinador estava à frente do clube desde a segunda parte da temporada 2018. A decisão partiu dele logo após o time ser eliminado da semifinal do Nordestão nos pênaltis para o Santa Cruz-PE. O técnico Marcelo Chamusca chega ao Galo com uma árdua missão: ser campeão em cima do maior rival.

O time alvirrubro teve um inicio de temporada agitado. Algumas vitórias, derrotas e muitos empates. Resultados que fizeram com que o CRB chegasse longe nas competições em que estava disputando. Chegou à terceira fase da Copa do Brasil, à semifinal da Copa do Nordeste e à final do Alagoano.

O time iniciou bem o Estadual com uma vitória pra cima do Coruripe e manteve 100% de aproveitamento na competição até perder para o ASA na quinta rodada. O Galo chega à grande decisão após passar pelo Jacyobá com dois resultados positivos. Porém vem de duas eliminações recentes e amargas: a primeira para o Santa Cruz, no Nordestão, e a última para o Bahia, na Copa do Brasil.

Policiamento e arbitragem FIFA para a final

A segurança no primeiro jogo da final do Campeonato Alagoano 2019, entre CSA e CRB, contará com 466 policiais militares. O esquema para garantir a tranquilidade dos torcedores foi apresentado, na manhã de quarta-feira (10), pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). Os policiais farão a segurança dentro do Estádio Rei Pelé e no entorno.

Os portões serão abertos para a entrada dos torcedores a partir das 14 horas. Para evitar possíveis confrontos entre as torcidas organizadas rivais o acesso será diferente. A do CRB, visitante, será pela rampa de número 3 do Rei Pelé e a do CSA, mandante, será pela rampa 2.

Após o CSA solicitar arbitragem FIFA para comandar o primeiro clássico da final do Alagoano, a FAF divulgou o nome do árbitro gaúcho Anderson Daronco de 38 anos. Ele já apitou a final da competição em 2017, onde CRB e CSA se enfrentaram também. Os assistentes serão Bruno Bosquilla (Fifa/PR) e Neusa Back (Fifa/SC).

Fonte

Julita Bittencourt

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

Esportes
Lateral do América foi diagnosticado com tumor na região torácica
Lateral do América foi diagnosticado com tumor na região torácica
VISUALIZAR
Esportes
Alunos de escola pública de CG são medalhistas em competição de karatê
Alunos de escola pública de CG são medalhistas em competição de karatê
VISUALIZAR
Policial
Condenado por homicídio no RN é capturado no Amapá
Condenado por homicídio no RN é capturado no Amapá
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
Governo do RN nomeia 57 agentes penitenciários concursados
Governo do RN nomeia 57 agentes penitenciários concursados
VISUALIZAR
Educação
Professora do RN vence prêmio nacional de educação com projeto que aponta problemas sociais
Professora do RN vence prêmio nacional de educação com projeto que aponta problemas sociais
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
Sine oferece 200 vagas de trabalho no Rio Grande do Norte
Sine oferece 200 vagas de trabalho no Rio Grande do Norte
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )