Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
REDEC
REDEC

Política

Coronel que divulgou fake news sobre as urnas eletrônicas é excluído do grupo de fiscalização pelo TSE

Nesta segunda, o ofício foi assinado por Luiz Edson Fachin, que é o presidente do TSE, e por Alexandre de Moraes, vice-presidente do tribunal.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Coronel que divulgou fake news sobre as urnas eletrônicas é excluído do grupo de fiscalização pelo TSE
Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Marcello Casal JR / Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta segunda-feira, 08, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou um ofício para Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que é o ministro da Defesa, informando a decisão de excluir o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna do grupo de fiscalização do processo eleitoral. Ele está sendo excluído por divulgar fake news em redes sociais sobre as urnas eletrônicas.

Ricardo era um dos nove militares que fazem parte do grupo.

Rodrigo Rangel, do site Metrópoles, divulgou na semana passada em sua coluna, a informação sobre as divulgações de fake news por parte do coronel.

Publicidade

Leia Também:

Nesta segunda, o ofício foi assinado por Luiz Edson Fachin, que é o presidente do TSE, e por Alexandre de Moraes, vice-presidente do tribunal.

Está escrito o seguinte em um trecho do ofício: “Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito. Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais.”

O documento ainda acrescenta: “A elevada função de fiscalização do processo eleitoral há que ser exercida por aqueles que funcionam como terceiros capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade, mostrando-se publicamente imbuídos dos nobres propósitos de aperfeiçoamento do sistema eleitoral e de fortalecimento da democracia.”

Com isso, a decisão de excluir o coronel é comunicada à Defesa: “À vista dos fatos narrados, serve o presente ofício para comunicar a vossa excelência o descredenciamento do coronel Ricardo Sant’Anna dos trabalhos de fiscalização, a partir desta data, rogando-se a esse ministério, caso entenda necessária nova designação, que substitua o aludido militar por técnico habilitado para as funções.”

As acusações de Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro e as urnas já foram desmentidas por órgãos oficiais, onde, o Presidente da República nunca apresentou uma prova contra as urnas.

FONTE/CRÉDITOS: G1
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )