Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
REDEC
REDEC

Brasil

Chuvas no RS: tremores de terra assustam moradores de Caxias do Sul

Houve relatos nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X entre as 3h e as 4h. Ninguém ficou ferido

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Chuvas no RS: tremores de terra assustam moradores de Caxias do Sul
Chuvas no RS: tremores de terra assustam moradores de Caxias do Sul — Foto: Reprodução/X
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Moradores de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, sentiram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira. Houve relatos nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X entre as 3h e as 4h. Os locais estão sendo verificados por equipes dos bombeiros e da Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros emitiu um aviso orientando os moradores que saíssem imediatamente de suas residências em caso de rachaduras nas paredes ou vigas. Caso as estruturas não apresentassem danos, as pessoas poderiam permanecer em suas casas. A corporação recebeu mais de 100 ligações durante a madrugada.

Na região da rodoviária e nas proximidades do estádio Alfredo Jaconi, algumas famílias deixaram suas casas. Uma guarnição se deslocou até as ruas e não identificou danos causados pelos tremores. Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram nos locais atingidos para verificar as condições da região. Na manhã desta segunda-feira, as equipes devem voltar aos bairros para realizar uma nova vistoria.

Publicidade

Leia Também:

Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) informa que não há riscos para a população. Segundo o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades.

Devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o geólogo.

Conforme o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias, tremores sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X. No ano passado, duas ocorrências semelhantes ocorreram em Caxias do Sul, em julho (bairro Castelo) e novembro (Jardim América). Em 2008 e 2010 o Jardim América também teve tremores de terra.

FONTE/CRÉDITOS: extra
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )