Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Agosto 2026
Rio Grande do Norte

Chuvas ficam abaixo do esperado em junho no RN; saiba o que influenciou

Em junho de 2023, choveu abaixo do esperado em todas as regiões do Rio Grande do Norte, segundo a Emparn. A média estadual foi de 76,6 milímetros

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Chuvas ficam abaixo do esperado em junho no RN; saiba o que influenciou
Foto: Heilysmar Lima
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em junho de 2023, choveu abaixo do esperado em todas as regiões do Rio Grande do Norte, segundo a Emparn. A média estadual foi de 76,6 milímetros (mm) correspondendo a 21,2% abaixo do normal. O mês de junho é menos chuvoso nas regiões Oeste e Central do Estado, que se encontram no período de estiagem; e mais chuvoso nas regiões Leste e Agreste Potiguar, porém nestas localidades choveu 36,6%.

“As chuvas ocorridas no mês de junho de 2023 no Estado apresentaram índices baixos e distribuições temporal e espacial bastante irregulares, características que prejudicaram a atividade agrícola nas regiões Agreste e Leste do Estado”, comentou Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Emparn.

O meteorologista explica ainda que esse cenário é fruto da “predominância do vento soprando do quadrante sul/sudeste, prejudicando desta forma a ocorrência de chuvas ao longo de toda a faixa litorânea leste e na região Agreste do Estado. Essa configuração do vento soprando de sul/sudeste foi resultado do posicionamento do Centro de Alta Pressão do Oceano Atlântico Sul, que esteve menos intensa e mais deslocada para próximo das regiões sul/sudeste do Brasil”.

Publicidade

Leia Também:

Para os próximos meses os efeitos de El Niño (aquecimento acima do normal das águas superficiais do oceano Pacífico equatorial) deverão provocar aumento nas temperaturas devido a formação de bloqueios atmosféricos que diminuem a formação dos ventos na região Nordeste. “No oceano Pacífico, praticamente tivemos o início do Fenômeno El Niño que deverá influenciar nas condições climáticas durante os próximos meses, nem tanto na condição de chuva, mais com aumento das temperaturas”, finalizou.

O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado por meio dos seguintes endereços eletrônicos: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

FONTE/CRÉDITOS: Portal da Tropical

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR