Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 19 de Agosto 2026
Rio Grande do Norte

Assembleia apoia cooperativismo no RN através de Frente Parlamentar

No território potiguar, há 127 negócios no formato de cooperativa; através da FRENCOOP, parlamentares pretendem fortalecer projetos que beneficiem a área

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Assembleia apoia cooperativismo no RN através de Frente Parlamentar
FRENCOOP é composta por oito parlamentares, tendo como presidente o deputado George Soares (PL). Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Modelo organizacional onde os trabalhadores também são donos do próprio negócio e cuja filosofia é a de que todas as pessoas envolvidas prosperem juntas, garantindo melhores oportunidades e um futuro mais justo. Esta é a proposta do cooperativismo, que conta, no RN, com a defesa da Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP) composta por oito parlamentares, tendo como presidente o deputado George Soares (PL).

No território potiguar já são 127 negócios no formato de cooperativas, de acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No país, são quase 5 mil cooperativas, ou mais precisamente, 4.868, conforme estatísticas de dezembro de 2020.

O cooperativismo vem conquistando negócios dos mais variados segmentos: no mercado financeiro, na agropecuária, na área da saúde, da educação, na geração e distribuição de energia, no turismo, na atividade mineradora, no transporte e também no setor habitacional e de consumo. O cooperativismo é, sem dúvida, um agente fundamental para a promoção do desenvolvimento em todos os estados brasileiros.
Recentemente, a FREENCOOP e as ações e projetos desenvolvidos no parlamento em prol do cooperativismo potiguar foram apresentados em reunião que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador Antenor Roberto e de autoridades do cooperativismo.

Publicidade

Leia Também:

Na apresentação, foram debatidos projetos para o desenvolvimento do Estado, através do cooperativismo. Representantes da Organização das Cooperativas do RN (OCERN), incluindo o presidente Roberto Coelho, deram colaboração ao debate. Também participou o secretário de desenvolvimento do Estado, Jaime Calado, o secretário de saúde Cipriano Maia e o presidente da JUCERN, Carlos Augusto Maia.

“Nosso objetivo com a FRENCOOP é agilizar projetos que beneficiem a área, como instituir a política estadual de fomento ao cooperativismo, autorizar a JUCERN a efetuar acordos com a OCERN, dar posse ao Conselho Estadual de Política Energética instituído por lei de nossa autoria e sugerir alterações na lei que definiu a participação do RN nos Consórcios Interfederativos de Saúde para possibilitar convênios com instituições sociais e cooperativas. Nossa luta pelo cooperativismo é grande, mas temos fortes parceiros para enfrenta-la,” afirmou George Soares na ocasião.

O deputado destacou que as cooperativas têm um papel importante nas cidades e no campo. Elas marcam presença em muitos segmentos diferentes, como no mercado financeiro, na agropecuária, na área da saúde, da educação, na geração e distribuição de energia, no turismo, na atividade mineradora, no transporte e também no setor habitacional e de consumo. O cooperativismo é, sem dúvida, um agente fundamental para a promoção do desenvolvimento em todos os estados brasileiros.

Resistência e criatividade na crise

De acordo com a OCB, é em momentos de crise que o movimento cooperativista mais demonstrou o seu potencial, pois diante de situações difíceis, o interesse pela comunidade se torna maior, fazendo com que as pessoas se unam para enfrentar as dificuldades. Mesmo diante da crise na economia provocada pela pandemia, o cooperativismo continuou gerando empregos. Em 2020, foram 455.095 empregos diretos em todo o país, representando um aumento de 6% frente ao ano anterior.

Em 2020, no mundo, de acordo com a OCB, 17,1 milhões de pessoas cooperaram para um mundo melhor, valor 11% maior do que do ano anterior. Para a entidade é uma demonstração clara de que o cooperativismo tem sido visto, cada dia mais, como um modelo de negócio e um caminho interessante para a prática do empreendedorismo coletivo, contribuindo diretamente para a geração de renda de muitos brasileiros.

FONTE/CRÉDITOS: agorarn

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio do Agreste
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR