Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sabado, 16 de Maio de 2026
JATOBÁ
JATOBÁ

Esportes

Após viver 2022 mágico, América-RN fracassa e volta para a Série D

Em campanha que praticamente não saiu do Z-4, Alvirrubro retorna ao "inferno" da quarta divisão nacional. Time terminou na 18ª posição depois de revés para o Floresta

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Após viver 2022 mágico, América-RN fracassa e volta para a Série D
América-RN é rebaixado para a Série D um ano depois de acesso — Foto: Alexandre Lago
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O que nenhum torcedor do América-RN esperava aconteceu. Após viver um ano de glória com a conquista do inédito título brasileiro e sair da Série D em 2022, o Alvirrubro terá que voltar ao "inferno" em que jogou por seis anos. O rebaixamento foi confirmado neste sábado, com a derrota por 1 a 0 para o Floresta.

Em campanha irregular, o América somou apenas 19 pontos e terminou a Série C na 18ª posição. Em 19 jogos, foram quatro vitórias, sete empates e oito derrotas.

O Alvirrubro, por sinal, foi o time que mais vezes permaneceu na zona de rebaixamento. A equipe potiguar amargou o Z-4 em 16 das 19 rodadas disputadas.

Ano da SAF

Havia muita expectativa pela participação do América na Série C, desde o anúncio da constituição da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) ainda em abril. Naquele momento, veio a primeira mudança: a demissão do técnico Leandro Sena e a contratação de Thiago Carvalho. Em maio, quando iniciava a reformulação do elenco para o Brasileirão, o Alvirrubro conquistou o título estadual em cima do maior rival, o ABC.

Publicidade

Leia Também:

Com foco total na Série C, porém, o time não conseguiu engrenar. O discurso de Thiago Carvalho era de brigar pela classificação à segunda fase, mas os resultados não ajudavam.

Sob o comando dele, foram 12 jogos e 12 pontos conquistados na Série C - foram três vitórias, três empates e seis derrotas, com 33,3% de aproveitamento. O treinador deixou a equipe na penúltima posição.

Após muita pressão da torcida, a SAF decidiu contratar Dado Cavalcanti para os últimos sete jogos. O novo comandante chegou ao clube em 12 de julho, com esta missão de tirar o clube do Z-4, e estreou contra o Altos, na 13ª rodada. Em campo, foram sete partidas e sete pontos - foram quatro empates, duas derrotas e uma vitória. Fracassou no desafio e viu o América voltar para a Série D.

Matheuzinho desperdiçou chance clara de marcar no empate com a Aparecidense — Foto: Alexandre Lago

Matheuzinho desperdiçou chance clara de marcar no empate com a Aparecidense — Foto: Alexandre Lago

Campanha do América

  1. América 1 x 2 Ypiranga
  2. Amazonas 2 x 0 América
  3. América 2 x 2 Botafogo-PB
  4. Volta Redonda 3 x 0 América
  5. Náutico 0 x 0 América
  6. América 1 x 0 Operário-PR
  7. Remo 0 x 0 América
  8. América 2 x 1 Brusque
  9. América 0 x 1 Confiança
  10. CSA 0 x 1 América
  11. São José-RS 2 x 0 América
  12. América 1 x 2 Manaus
  13. Altos 1 x 1 América
  14. São Bernardo 0 x 0 América
  15. América 1 x 1 Paysandu
  16. Figueirense 3 x 0 América
  17. América 2 x 0 Pouso Alegre
  18. América 0 x 0 Aparecidense
  19. Floresta 1 x 0 América
FONTE/CRÉDITOS: do ge — Natal
Comentários:
REDECON
REDECON
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )