Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Análise: o que deu certo e o que deu errado no empate do Palmeiras com o Guaraní

Resultado de 0 a 0 em Assunção encaminha vaga para as oitavas de final da Libertadores
Análise: o que deu certo e o que deu errado no empate do Palmeiras com o Guaraní
Gustavo Gómez, capitão do time na Libertadores, durante duelo com Guaraní — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

OUVIR NOTÍCIA

Ainda não foi nesta rodada que o Palmeiras confirmou sua classificação às oitavas de final da Libertadores. Na última quarta-feira, a equipe empatou por 0 a 0 com o Guaraní, em Assunção.

Se não foi suficiente para garantir a vaga antecipada ao mata-mata, o ponto conquistado fora de casa ao menos a deixa bem encaminhada. Agora, basta mais um empate para conquistar a classificação.

Outro ponto positivo é a manutenção da invencibilidade. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo, derrotado apenas duas vezes na temporada, aumentou para 17 a sequência de partidas sem perder.

Mais notícias do Palmeiras:
+ Gabriel Menino comemora "classificação" do Palmeiras
+ Gustavo Gómez valoriza empate e desempenho defensivo

Por outro lado, o desempenho não foi dos melhores. Mesmo com uma escalação interessante, o Palmeiras não fez uma grande apresentação no Paraguai.

O que deu certo
A defesa. O sistema defensivo como um todo começou um pouco desligado, vacilante, com um passe estranho de Felipe Melo que Gustavo Gómez não entendeu. Depois, o paraguaio também perdeu na velocidade em uma disputa. Mas não demorou para a dupla de zaga voltar a se acertar.

Capitão do time nos jogos de Libertadores, Gómez, que no Paraguai literalmente jogava em casa, foi o melhor do time em campo, mais uma vez. À base de bom posicionamento ou carrinhos precisos, muitas vezes salvou sozinho o time em lances perigosos que tinham sido resultado de falha coletiva ou individual.

Foi o 15º jogo do Palmeiras sem ter sua rede balançada em 32 jogos no ano – incluindo o Torneio da Flórida, na pré-temporada –, também por conta de outra atuação segura de Weverton. O goleiro fez uma grande defesa na melhor oportunidade do Guaraní, em chute no contrapé, já no segundo tempo.

O que deu errado
Diante do Guaraní, não deu liga a estratégia que funcionou contra o Bolívar, na semana passada, e quase garantiu três pontos contra o Grêmio, no último domingo, quando o Palmeiras recuou suas linhas e apostou em transições rápidas nos contra-ataques.

A ideia de explorar a velocidade de Gabriel Veron com lançamentos longos só deu (quase) certo uma vez. Aos 40 minutos do primeiro tempo, o atacante foi acionado por Felipe Melo, mas não conseguiu dominar a bola cara a cara com o goleiro, na entrada da área.

Embora o time paraguaio tenha uma marcação forte, o que foi exaustivamente destacado por Vanderlei Luxemburgo nos dias anteriores à partida, as raras boas jogadas do Palmeiras se criaram a partir de trocas de passes.

Aposta na velocidade de Gabriel Veron não deu certo diante do Guaraní, em Assunção — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Foi assim, por meio de um jogo de associação, que Zé Rafael, Gabriel Menino e até Danilo mostraram em alguns momentos que era possível chegar bem ao ataque.

Além disso, desta vez, as substituições não surtiram efeito. Ao trocar Luiz Adriano e Gabriel Veron por Willian e Wesley, o treinador palmeirense basicamente renovou o fôlego do ataque. O problema maior, porém, estava no caminho da bola até eles dois.

 

E os próximos passos?
Antes de tentar confirmar a classificação às oitavas de final na próxima semana, em que volta a enfrentar o Bolívar, mas no Allianz Parque, o Palmeiras tem compromisso em casa no domingo pelo Campeonato Brasileiro.

O rival será o Flamengo, time que nos últimos dias encara um surto de Covid-19 que acometeu não só o elenco, mas também membros da comissão técnica e dirigentes. Ao menos por ora, o confronto está mantido.

 

Para ele, Luxemburgo pode ter o retorno do volante Patrick de Paula, que não viajou a Porto Alegre nem a Assunção para se recuperar de desgaste físico. Titular do meio de campo, o garoto não atua desde o clássico contra o Corinthians.

Fonte

Por Tossiro Neto — São Paulo

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

Famosos
GUSTTAVO LIMA TENTA CONVENCER ANDRESSA SUITA DE QUE NÃO A TRAIU E PENSA EM RECONCILIAÇÃO
GUSTTAVO LIMA TENTA CONVENCER ANDRESSA SUITA DE QUE NÃO A TRAIU E PENSA EM RECONCILIAÇÃO
VISUALIZAR
Esportes
Cinco atrações para ficar de olho na estreia da Liga dos Campeões nesta terça
Cinco atrações para ficar de olho na estreia da Liga dos Campeões nesta terça
VISUALIZAR
COVID 19
RN soma 78.548 casos confirmados e 2.552 mortes por Covid-19
RN soma 78.548 casos confirmados e 2.552 mortes por Covid-19
VISUALIZAR
Cidades
Homem é encontrado morto dentro de residência em Portalegre
Homem é encontrado morto dentro de residência em Portalegre
VISUALIZAR
ELEIÇÕES 2020
CANDIDATO A PREFEITO ELIAS RODRIGUES CUMPRE AGENDA COM VISITAS EM CARNAÚBA E CARREATA NA SEDE...
CANDIDATO A PREFEITO ELIAS RODRIGUES CUMPRE AGENDA COM VISITAS EM CARNAÚBA E CARREATA NA SEDE DO MUNICÍPIO EM GEORGINO AVELINO
VISUALIZAR
ELEIÇÕES 2020
JOÃO ELIAS E LUDUVICO EM AREZ REUNEM MULTIDÃO PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE E FAZEM UM DOS...
JOÃO ELIAS E LUDUVICO EM AREZ REUNEM MULTIDÃO PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE E FAZEM UM DOS MAIORES COMÍCIOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )