Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
REDEC
REDEC

Esportes

América-RN é punido pelo STJD com perda de um mando de campo por atos de vandalismo de torcedores em jogo da Série D

Clube anunciou que vai recorrer da decisão.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
América-RN é punido pelo STJD com perda de um mando de campo por atos de vandalismo de torcedores em jogo da Série D
Arena das Dunas, América-RN x ABC — Foto: Pedro Vitorino
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

. Próximo confronto do Alvirrubro em casa é contra a Jacuipense, pela primeira fase do mata mata da Série D, no dia 31 de julho.

O América-RN foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de um mando de campo e multa por conta de atos de vandalismo protagonizado por torcedores alvirrubros no estádio Almeidão, em João Pessoa, no jogo contra o São Paulo Crystal pela Série D, no dia 11 de junho.

Na oportunidade, torcedores americanos encontraram uma sala que continha faixas, bandeiras e instrumentos musicais do Botafogo-PB, time que manda suas partidas no local. Eles queimaram e rasgaram faixas e bandeiras e quebraram instrumentos musicais da torcida organizada do Belo.

Publicidade

Leia Também:

O América-RN informou que vai recorrer da decisão imposta pelo STJD.

Decisão
Pelo ocorrido, a 2ª Comissão Disciplinar do STJD decidiu pela perda de mando de campo do clube e multa de R$ 3 mil, por infração ao artigo 213, inciso 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição "quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo".

O América-RN tem até 10 dias para efetuar o pagamento da multa. O mando de campo a ser cumprido é sempre no jogo seguinte como mandante.

No caso do América-RN, a partida é diante da Jacuipense, no duelo de volta do mata-mata pela segunda fase da Série D, no dia 31 de julho, na Arena das Dunas. O clube, inclusive, já iniciou as vendas para esse confronto.

Confusão
Torcedores do América-RN provocaram atos de vandalismo dentro e fora do Almeidão, na tarde deste sábado, em partida contra o São Paulo Crystal pela Série D do Campeonato Brasileiro. Durante o intervalo do jogo, os torcedores encontraram uma sala que continha faixas, bandeiras e instrumentos musicais do Botafogo-PB, time que manda suas partidas no local. Na parte de fora estádio, houve estragos em veículos e confrontos com a Polícia Militar.

O ocorrido se deu no intervalo da partida, quando o América-RN vencia o São Paulo Crystal por 1 a 0. Enquanto parte dos torcedores do Dragão agiam no interior do Almeidão, queimando e rasgando faixas e bandeiras e quebrando instrumentos musicais, torcedores do Botafogo-PB tentavam acesso ao interior do local quebrando os cadeados dos portões. Os torcedores botafoguenses ainda lançaram rojões para dentro do palco da partida. Entretanto, a PM interveio.

Ainda no lado de fora, alguns carros foram quebrados e a Polícia Militar efetuou disparos de bala de borracha para dissipar a torcida botafoguense. Dentro do estádio, por outro lado, o portão de acesso que liga a arquibancada ao gramado foi aberto para que alguns torcedores americanos pudessem sair do tumulto.

Alguns torcedores do América-RN ainda passaram mal em meio ao tumulto e à fumaça das bandeiras e faixas queimadas. Um torcedor do time potiguar, inclusive, foi retirado de maca pelo Corpo de Bombeiros.

No vídeo abaixo, é possível ver torcedores rasgando faixas botafoguenses. Além disso, alguns torcedores pedem isqueiros e outros mandam queimar o material do Botafogo-PB.

No término do jogo, São Paulo Crystal e América-RN empataram em 1 a 1, com gol do Carcará do Engenho, de pênalti, aos 50 minutos da segunda etapa.

FONTE/CRÉDITOS: ge
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )