Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024
REDEC
REDEC

Geral

UM BRASIL QUE NÃO TEM O HÁBITO DE LER

O habito da leitura deveria começar na infância

Cotidiano Escolar
Por Cotidiano Escolar
UM BRASIL QUE NÃO TEM O HÁBITO DE LER
Elder Cruz
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Dia 02 de abril é o Dia Mundial do Livro Infantil e 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, datas importantes para a construção de uma sociedade crítica e culta.

Qual o papel da leitura para o ser humano?

Pensar em ler e reconhecer a importância da escrita e dos registros.

Publicidade

Leia Também:

A humanidade inventou a escrita a milhares de anos, existem registros dos fatos históricos, das experiências religiosas, histórias reais, mitologias, filosofias, teorias  e tudo que temos até a atualidade; esses registros se acumularam e hoje vivemos em um mundo de escritas.

Tudo está registrado, ou pelo menos aquilo que não foi destruído pela própria humanidade, governos autoritários,  igrejas dominadoras e inúmeras guerras destruíram muito destes registros, comprovando que a leitura por si só é revolucionária.

Ler significa ser livre, ter conhecimento do mundo e poder viajar através da imaginação, trazendo bem estar, equilíbrio, consciência crítica e felicidade.

O hábito da leitura deve ser construído na primeira infância, de preferencias fora do ambiente escolar, pois a escola, faz já essa tarefa, independente das famílias, porém o apoio das mesmas garante que o hábito seja adquirido e fortalecido durante o processo escolar de maneira mais natural.

Muitas famílias não dão o valor a leitura por não terem o hábito de ler, sendo pessoas facilmente manipuláveis pois, por não lerem perdem as condições adequadas de serem pessoas críticas, ficando apenas em leituras rápidas e rasas, como as que existem nas redes sociais.

O desafio do Brasil é criar uma nação de leitores, porém esse processo que parece simples está longe de acontecer. Mais da metade da população não lê, e o último livro que leu foi durante o período escolar.

Nesta tarefa é essencial a leitura de todos os gêneros literários, como: livros, revistas, jornais, periódicos, documentos científicos, teses, humor, etc. O que vemos é que muitas pessoas ficam presas a um único segmento literário, como o religioso, ou os romances, ou específicos de sua profissão e apesar da pessoa ter o hábito de ler, esse processo fica deficitária; como um atleta que só faz musculação no braço direito e negligencia todos os outros músculos do corpo.

Ler ativa o cérebro e traz benefícios físicos,  sociais, morais, mentais, etc.

Se cada família se dedicasse a leitura para suas crianças, mesmo antes do início do período escolar, essas estariam em vantagem em relação as crianças que não tiveram essa experiência.

Ler contos de fadas, histórias infantis, literatura, parlendas, e outros por 30 minutos diários, dará ao final de um ano 182 horas de experiências de leitura para a criança e para o leitor.  Imaginado o tempo desta experiência até a criança ser alfabetizada por volta dos 6 anos, essa criança terá 1.047 horas de experiência leitura, Isso seria fantástico.

Essa experiência trará as condições adequadas para a vida escolar da mesma. Então espero que cada jovem ou adulto adote um ou mais  crianças e faça o papel de leitor até que ela tenha a sua própria habilidade leitora.

Vivenciar as histórias de faz de conta, trará possibilidade de amadurecimento emocional, de estimular a criatividade, de aprender a ouvir, a se concentrar, a brincar e se encantar com as histórias reais ou de ficção, além de estimular a empatia, e a aproximação com a família no momento da leitura, um momento de prazer a um  baixo custo financeiro e com resultados fundamentais na formação do ser humano.

https://www.youtube.com/watch?v=zIAOCtHHKrw

Ler é libertador. Então liberte-se.

 

Silvana Barboza

Mestre em Políticas Públicas; Especialista em Gestão; Pedagoga; Professora de História e estudante de Neuropsicopedagogia e Criadora de Conteúdos para o Canal no Youtube ALOCSE

Comentários:
Cotidiano Escolar

Publicado por:

Cotidiano Escolar

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
REDECON
REDECON
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )