Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024
REDEC
REDEC

Geral

GESTÃO ESCOLAR

A Pedagogia a frente da Administração

Cotidiano Escolar
Por Cotidiano Escolar
GESTÃO ESCOLAR
Silvana Barboza
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A atividade de Gestor/a Escolar é muito mais que uma simples administração de empresa. A escola não é uma empresa, ela não gera lucro e seu capital é o conhecimento.  Esse é um bem precioso que quando mais se oferece mais se tem a oferecer. Ele se multiplica proporcionalmente a quantidade e qualidade oferecida.

Todo gestor/a escolar tem por formação a pedagogia, ele é um professor/a que se dispõe a ampliar a sua capacidade de ensinar, essa experiência de gestor/a deveria ser vivenciada por todos os professores/as, dessa forma eles encontrariam outros olhares para seus próprios problemas dentro da sala de aula. Como uma lupa que ajuda a encontrar detalhes que por vezes passaram despercebidos.

Muito mais que administrar é encontrar no cotidiano escolar respostas simples ou complexas que melhore as relações interpessoais que influencie no processo de ensino aprendizado. Esse olhar do todo faz a diferença.

Publicidade

Leia Também:

Um olhar atencioso com foco na aprendizagem, afinal esse é o objetivo da Educação Escolar, passar conhecimento existente para as novas gerações, garantindo assim a evolução da humanidade.

Ensinar é uma ciência, cabe ao gestor/a garantir práticas para que todos os alunos aprendam. E sim todas os alunos conseguem aprendem. A questão é que cada pessoa tem a sua forma singular de aprender, cada pessoa tem suas características que pode facilitar ou dificultar a aprendizagem de determinada disciplina, bem como suas experiências de vida interferem diretamente neste processo, e nem todos aprenderão as mesmas coisas com igual profundidade ou terão os mesmos interesses e ou habilidades. Cada pessoa é única no universo do seu conhecimento.

Os diversos olhares do gestor/a e a observação de forma atenta contribuem na maneira como conduzir a escola e despertar as melhores estratégias para o coletivo e para o individual.

Dentro da gestão escolar há vários segmentos que precisam e devem ser aprofundados e dominados pelo gestor/a, sem esse domínio o processo pode acontecer de forma inadequada, com certeza o gestor/a não tem como dominar ou conhecer tudo, mas a ele cabe estudar para a cada dia aprofundar em seu conhecimento em cada área de gestão de sua escola e executar sua profissão com qualidade e eficiência.

Diversas gestões em um único ambiente, todos com o objetivo claro de melhorar a qualidade de ensino, esse é o grande desafio do gestor/a de escola, do diretor/a.

Gestão Pedagógica – Estar atento como cada profissional desenvolve a sua função na escola, como os professores/as conseguem ou não ter sucesso no processo de ensinar e se as suas turmas se encontram com o desenvolvimento adequado para a série. Após a identificação da realidade propor trocas de experiências ou outras intervenções que contribuam na melhora dos processos. Ex. Promover reuniões constante com troca de experiências e incentivar a retomada dos estudos constantemente, como a formação continuada.

Gestão de Pessoas – No meu ponto de vista está é a chave da qualidade da educação. Saber se relacionar com os iguais e os diferentes, independente da hierarquia e conseguir ser o líder do grupo. Se despojar do Ego e construir uma escola de qualidade com todas as diferenças e divergências naturais do ambiente escolar, através de relacionamentos respeitosos e verdadeiros.

Gestão Democrática – Envolver toda a unidade escolar; seus segmentos, professores, alunos, funcionários, pais, entorno e transformar a escola em uma instituição importante e respeitável para a sociedade. Essa prática de envolver e ouvir a todos possibilita aos gestores/as dividir as responsabilidades e as conquistas, melhorando todas as relações dentro da escola.

Gestão de Formação – Proporcionar aos professores/as, funcionários/as, responsáveis e ao entorno condições de aprendizagem permanente, esse é um desafio que deveria ser parte dos objetivos de todas as escolas, afinal a escola é o centro do conhecimento.

Gestão do Espaço Físico – Usar o espaço físico de forma racional e adequado, usando seus pontos fortes em favor ao processo de aprendizagem. Muitas vezes mudanças simples e ou adequações pode melhorar muito a ambiente escolar. Por exemplo não colocar os alunos mais novos perto das quadras ou lugares com muito barulho para evitar a distração das crianças, pois as mesmas têm maior dificuldade em se concentrar por causa da idade.

Gestão de Material Pedagógico – Muitas escolas passam por grandes mudanças de professores ano a ano e as matérias pedagógicos pode não ser de conhecimento de todos, cabe aos gestores/as apresentar todo o material pedagógico a todos os professores/as e deixa-lo de fácil acesso, em locais seguros, porém disponível para o uso quando necessário, bem como usar esses materiais em reuniões pedagógica, assim todos irão dominar o uso dos mesmos.

Gestão de Materiais Diversos – A escola possui inúmeros materiais e a organização é fundamental para não se perder tempo precioso procurando-os, isso auxilia no seu uso rápido e eficiente. Ex. vassoura, pá de lixo e lixeira em cada sala de aula, assim os alunos conseguem se organizar rapidamente com o auxílio do professor/a. Organização dos mantimentos na cozinha em ordem de validade dos produtos, assim não se desperdiça alimentos.

Gestão de Tempo – Tempo na escola é importante e perdê-lo gera problemas, sendo assim a preparação do horário das aulas observando as prioridades auxilia nos resultados da aprendizagem; marcar reunião de pais ou responsáveis em horários que atendam a necessidade da comunidade amplia a participação e reflete no compromisso deles com a escola na formação dos alunos.

Gestão Financeira – Envolver a comunidade nas decisões financeiras trará a escola um respeito muito grande e esse respeito reflete no compromisso da mesmo com a escola.

Gestão da Informação – Vivemos hoje na era da informação e infelizmente da Fake News, sendo assim, a escola deve fazer um real esforço para estar em contato direto com pais e comunidade, divulgando as suas conquistas, as suas dificuldades e abrindo cada vez mais a possibilidade de participação de todos na escola.

Gestão de Processos – A escola como espaço público pode ou não ser um espaço burocrático, conhecer os processos auxilia o gestor/a a entender o que pode melhorar e facilitar as demandas, desde as questões de documentos até as questões do dia a dia. Ex. Antes as vassouras e pás de lixo ficavam no quartinho de limpeza, quando a professora/o precisava ela mandava um aluno até lá. Agora esse material fica na sala de aula, agilizando o uso. As ligações telefônicas eram atendidas por um funcionário/a que passava as mesmas para o setor solicitado, agora foi instalado uma central telefônica que atende as ligações e já faz essa transferência; e muitas outras ideias podem agilizar e desburocratizar a escola.

Gestão de Administração - Conhecer a parte burocrática da escola e assim que possível ensinar a todos sobre os processos administrativos; quanto mais as pessoas conhecem como funciona a escola menos problemas existirão, bem como novas ideias podem e devem surgir para melhorar a atendimento a todos.

Gestão do Lixo e do Meio Ambiente – A escola produz lixo, como qualquer instituição, mas também produz conhecimento e esse conhecimento pode refletir sobre a quantidade e qualidade do lixo produzido pela escola, quanto de desperdício ou não existente naquele local e trazer sugestões para melhorar todo o processo. Observar e questionar o motivo do desperdício de alimento, a partir da quantidade de descarte de resto de comida, lixo reciclado, reaproveitar livros, cadernos e materiais escolares, tudo isso contribui no resultado final de como a escola é vista pela comunidade.

Após uma breve passada nos vários aspectos da gestão escolar, podemos observar a importância de um gestor/a que tenha clareza de qual o seu papel dentro de uma unidade escolar.

Aproveitem o espaço abaixo e deixem sugestões de como a escola pode melhorar em seus diversos aspectos de gestão.

https://youtu.be/Qf3mGdvBsj4

Silvana Barboza 

Mestre em Políticas Públicas; Especialista em Gestão; Pedagoga; Professora de História e estudante de Neuropsicopedagogia e Criadora de Conteúdo no You Tube do Canal:  ALOCSE

 

 

Comentários:
Cotidiano Escolar

Publicado por:

Cotidiano Escolar

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
JATOBÁ
JATOBÁ
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )